JF tem 149 crianças e adolescentes em situação de acolhimento em instituições
Repórter
Atualmente, Juiz de Fora tem 149 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Estes jovens estão em instituições como a Casa do Aconchego, Casa Aberta, Casa de Acolhida Lumiar, além de duas conveniadas com a Secretaria de Assistência Social (SAS), as Aldeias SOS e o Centro de Promoção ao Menor (Ceprom).
Os menores são direcionados às instituições pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância e da Juventude devido ao fato de terem os direitos violados, seja por abuso sexual, maus-tratos, abandono ou negligência por parte da família.
Para suprir a demanda, está funcionando na cidade, desde o dia 1º de abril, a Casa de Acolhida Lumiar, destinada ao acolhimento de adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos. O local, fruto de uma parceria entre a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) e a SAS, será inaugurado oficialmente na próxima terça-feira, dia 18.
Segundo a chefe do Departamento de Medidas Sócio-Jurídicas da SAS, Rita Fajardo, o espaço foi criado devido à alta demanda na cidade. "Com o fechamento de duas instituições no ano passado, devido a denúncias, foi necessário criar mais um local para cobrir esta lacuna." De acordo com Rita, a demanda é maior para adolescentes do que para crianças.
Conforme a coordenadora executiva de programas de Alta Complexidade da AMAC, Cyntia Caputo Weiss Xavier, a casa é para acolhimento provisório. "Nosso objetivo é reforçar o convívio familiar, priorizando a reinserção neste núcleo. Assim, os adolescentes são encaminhados apenas no caso de não haver condições de serem cuidados por outros membros da família." O tempo máximo de permanência nos locais de acolhimento é de dois anos.
A Casa de Acolhida Lumiar, assim como os outros locais de acolhimento na cidade, funciona 24 horas por dia e oferece atendimento psicológico, de assistentes e educadores sociais. "A cada seis meses são enviados relatórios ao órgão que encaminhou estas crianças para que haja acompanhamento da situação. Além disso, as famílias também são atendidas", explica a chefe. A Casa de Acolhida Lumiar funciona na avenida Juiz de Fora, 25, bairro Parque Independência.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!