Lar Esp?rita de Laura Solidariedade inspira grupo de volunt?rios a lutar pelos
direitos das crian?as de zero a seis anos

Renata Cristina
*colabora??o
01/04/2005

fachada do Lar O Lar Esp?rita de Laura abriga crian?as desemparadas, de zero a seis anos de idade, e tem como objetivo dar uma forma??o moral, intelectual, espiritual e profissional aos seus "moradores".

Atualmente, a casa atende a seis crian?as que vivenciaram problemas de ordem familiar, tais como maus tratos, abandono, dificuldades financeiras e at? mesmo, a morte dos pais. Segundo a m?e social, Karla Roberta Gomes (foto abaixo), algumas delas est?o apenas de passagem, esperando pela estabilidade da fam?lia, enquanto que outras j? perderam a guarda dos pais e, portanto, esperam pela ado??o.

Karla Roberta Gomes Al?m de viver em um ambiente aconchegante e saud?vel, as crian?as contam com o apoio de tr?s m?es sociais e com o acompanhamento m?dico, educacional e psicol?gico. A manuten??o da casa ? feita com a ajuda de volunt?rios que organizam eventos, captam doa?es e levantam fundos para os gastos mensais.

Nasce o Lar

A idealiza??o do Lar de Laura partiu de um grupo de amigos preocupados, inicialmente, em ajudar as institui?es sociais j? existentes na cidade. Contudo, em 1999, os volunt?rios resolveram fundar sua pr?pria sede. Por meio de um empr?stimo feito pelo Instituto de Difus?o Esp?rita (IDE), o grupo conseguiu o espa?o f?sico necess?rio para que no dia 10 de outubro de 2000 fosse inaugurado o Lar Esp?rita de Laura.

A inspira??o o nome da casa veio de Laura Maria Borges de Mattos, que compartilhava das mesmas id?ias dos amigos e, no entanto, n?o pode concretizar este sonho, devido a sua morte em um acidente de carro.

sof? e mesa de centro sala de TV ber?o

O trabalho compromissado desses volunt?rios prova que o ideal de Laura serviu de exemplo para "semear bons frutos". "Muitas crian?as j? passaram por aqui e foram adotadas. Fui visitar uma delas esses dias e vi que ela est? protegida, em uma situa??o confort?vel e tem uma fam?lia", diz Karla.

Amigos da casa

volunt?rios Atualmente, o Lar de Laura conta com uma comiss?o diretora formada por Sidney Lagos Motta, Ana Maria Figueiredo Alhadas, Elizabeth Queiroz Motta, Maria do Carmo Santoro de Oliveira, Margaret Moreira Bastos e An?zia Regina Perobeli. Ainda assim, o grupo possui os conselheiros Marlene Pacheco Rosso,Vicente Henrique Drumond, Maria do Carmo Ribeiro, Vin?cius Novaes e Franklin Roosevelt de Carvalho Vieira. Esse voluntariado est? respons?vel pelas a?es da casa e pelo levantamento de fundos.

O grande sonho dessa comiss?o ? terminar a obra da sede oficial que est? em constru??o no bairro Linhares. "Nesta nova casa, projetada para receber com mais conforto, seguran?a e funcionalidade, poderemos atender um n?mero bem mais significativo de crian?as", diz o membro da diretoria Sidney Lagos.

quarto quarto quarto

Para isso, o grupo precisa de materiais de constru??o e doa?es em esp?cie. "Vamos montar outra casa. Precisamos de tudo: camas, ber?os, sof?s, mesas, roupas e alimentos", refor?a Karla.

Para ajudar

As doa?es para o Lar Esp?rita de Laura podem ser feitas atrav?s de dep?sito banc?rio:

  • BANCO ITA? - AG. 3165 C/C 17425-5
  • BANCO BRADESCO - AG. 3442-8 C/C 4224-2

Se voc? quer encaminhar algum outro tipo de doa??o, ? s? enviar para :
Avenida Santa Luzia, 40 - Bairro Santa Luzia - 36030-450 Juiz de Fora - MG. O Telefone de contato ?: (32) 3234-6956

*Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF