Sexta-feira, 1 de outubro de 2010, atualizada às 16h47

Dia do Idoso é comemorado com avanços em direitos e desafios

Clecius Campos
Repórter

Publicado em 1º de outubro de 2003, o Estatuto do Idoso comemora nesta sexta-feira, 1º de outubro, sete anos de existência. Nesta data, é celebrado também o Dia Nacional e Internacional do Idoso. O momento é ideal para refletir os avanços no campo de direito e os principais desafios para que aquilo que o documento resguarda seja aplicado e esteja presente na consciência dos cidadãos.

A coordenadora executiva de Atendimento à Pessoa Idosa da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), Lígia Loureiro, acredita que o grande desafio é conscientizar a sociedade sobre a importância do estatuto. "O estatuto é uma conquista do idoso, mas também da sociedade. Quando falamos da pessoa idosa, estamos falando de nós mesmos, já que o envelhecimento é inerente ao ser humano. A sociedade que contribui com os direitos da população da terceira idade está contribuindo com o próprio futuro."

Entre os avanços, Lígia aponta o cumprimento de normas do estatuto que se encontram na condição de serem usufruídas. "O idoso tem a gratuidade no transporte coletivo e a gratuidade em viagens interestaduais. Há também a reserva de vagas de estacionamento em locais públicos e descontos no valor de ingressos em espetáculos e eventos culturais. O benefício da prestação continuada também é uma realidade. Estamos avançando."

O aposentado Luís Dutra reconhece que já foram feitos alguns progressos. "Temos o ônibus de graça, a fila exclusiva, mas ainda há muito no estatuto que precisa ser cumprido." Ele afirma que o desrespeito é um dos grandes problemas a serem enfrentados. "No setor da saúde, há pouco recurso do governo empregado para a distribuição de medicamentos. Os idosos gastam muito com remédio." Ele lembra ainda do envolvimento de pessoas da terceira idade com sistemas de empréstimo, que podem comprometer todo o orçamento pessoal. "Essas ações das financeiras deveriam ser proibidas. Os idosos são levados pelo canto da sereia e ficam com dívidas que já não há como pagar."

A também aposentada Judite Soares acredita que o trato com o idoso deveria ser melhorado. "Os idosos são pouco respeitados. A família deve ajudar os jovens a tomarem consciência de respeitar o outro. Os valores hoje estão muito pequenos. Falta diálogo. Se você senta com um filho e conversa com ele todos os dias, ele vai aprender a respeitar. É assim que se educa." Ela afirma que as pessoas devem se lembrar de que a velhice vem para todos. "Hoje é o meu dia, amanhã quem vai comemorar o Dia do Idoso é você."

Lígia Loureiro diz que a política de promoção dos direitos e valores dos idosos deve ser integrada. "O estatuto define uma série de determinações em áreas distintas como educação, assistência social, saúde, serviços, transporte. É preciso que essas diferentes instâncias desenvolvam ações de forma interligada e que essas ações ultrapassem aquilo que está no estatuto."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken