Fernanda Reis Fernanda Reis 7/10/2015

A importância do Treino

A preparação para concursos públicos é um processo bem pessoal. Cada candidato deve desenvolver sua metodologia de estudo, conforme suas características pessoais. Afinal, o que é bom para um nem sempre é bom para todos.

Ainda assim, a preparação bem sucedida possui um “roteiro” básico com algumas técnicas que não devem ser ignoradas, tais como: o plano de estudos sobre o qual já falamos aqui, as revisões periódicas, a preparação do local de estudos, a escolha criteriosa do material a ser utilizado, o estudo da parte teórica e a resolução de exercícios, nosso assunto este mês.

Primeiramente você deve saber que quando a temática é concurso público, ao fazermos menção aos exercícios estamos nos referindo à resolução de questões de concursos anteriores aplicados, preferencialmente, pela mesma banca e, para o mesmo cargo para o qual o candidato vem se preparando.

Se você ainda não destina um horário no seu plano de estudos para os exercícios é hora de rever sua estratégia, por pelo menos três motivos: os exercícios proporcionam novo contado com um conteúdo já estudado colaborando com a sua memorização. Além disso, permitem a você identificar suas deficiências e os assuntos mais cobrados pela banca, bem como a forma como eles são abordados.

Atualmente o candidato pode ter acesso às questões por vários meios:

Existem sites especializados na internet. Através deles você pode escolher os exercícios a serem resolvidos de acordo com o cargo, a banca, a disciplina ou assunto estudado;

Há também vários aplicativos para smartphone com a mesma finalidade. Alguns exigem que o usuário esteja on line, outros permitem o download das questões viabilizando a utilização mesmo quando o usuário não estiver conectado à rede.

Para quem prefere os livros, é possível encontrar no mercado diversos títulos voltados unicamente à resolução de questões, sendo que muitos deles trazem o gabarito comentado, uma excelente ferramenta de aprendizagem. Aliás, dê preferência a material cujo gabarito possua comentários.

Agora que você já obteve acesso ao material é hora de partir para o treino.

A resolução dos exercícios deve acontecer com frequência. Você pode resolver as questões logo após finalizar o estudo de um tema, mas neste momento, com o assunto ainda “fresco”, a tendência é o acerto. Por essa razão é indicado que você volte a resolver questões sobre aquela matéria, posteriormente, em até quarenta e oito horas. Você pode também refazê-las ao final da semana ou mesmo de um mês como forma de revisão.

Contudo, não basta apenas resolver e contabilizar os acertos. Diante do erro é preciso identificar a sua causa, a sua deficiência. Errei por desconhecimento da Lei? Por desconhecimento da doutrina? Por desatenção? Identificada a causa procure corrigi-la. Se o erro foi por não se recordar de um artigo de lei volte e releia o dispositivo legal juntamente com aqueles que lhe forem correlatos.

Outra dica interessante é ir assinalando ao lado do artigo ou tema na doutrina, cada vez que se deparar com ele durante a resolução dos exercícios. Os mais cobrados serão marcados uma quantidade maior de vezes. Ao proceder dessa forma, você consegue identificar quais os pontos do seu edital são mais frequentes nas provas e, assim, pode dedicar maior atenção a eles, pois já sabe que possuem maior probabilidade de serem cobrados.


Fernanda Reis
Advogada
Professora do Curso Veritas – Instituto Vianna Júnior
Especialista em Direito Empresarial e Econômico
Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MG - Subseção Juiz de Fora
Autora de diversos artigos jurídicos
Saiba mais clicando aqui.

ACESSA.com - A import?ncia do Treino