• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Provas do PISM e Vestibular 2009 da UFJF serão em 2008 A UFJF apresenta uma nova arquitetura da grade de cursos oferecidos para 2009. Foram criadas 300 novas vagas para o próximo ano

    Marinella Souza
    *Colaboração
    02/09/2008

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou sua nova proposta para os cursos de graduação. Segundo o pró-reitor de graduação da instituição, Eduardo Magrone(foto abaixo) explica que "não se trata apenas de ampliação de vagas, mas de reestruturação e ampliação acadêmica, dentro da proposta do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)".

    Uma novidade que vai agradar os vestibulandos 2009 se refere às datas. Atendendo o desejo antigo dos estudantes, pela primeira vez, a UFJF vai realizar as provas de primeira e segunda etapa até o fim de 2008.

    Isso vale tanto para o Vestibular quanto para o PISM. Para Guerra, essa é uma maneira de dar mais tranqüilidade para os candidatos. "Vamos deixar o vestibular mais seguro, transparente e confortável para que os candidatos possam desenvolver seu potencial".

    Segundo Magrone, a melhor maneira de expandir é reestruturando a arquitetura dos cursos. O edital apresentado nesta terça-feira, 02 de setembro, inaugura esse processo dentro da instituição. O presidente da Comissão de Processo Seletivo (Copese), professor José Maria Pereira Guerra (foto ao lado, à direita) revela que o atraso na divulgação do edital do vestibular 2009 foi estratégico.

    "A escolha dessa data mais avançada foi comemorativa aos avanços que a UFJF está trazendo que são o aumento de vagas e os novos cursos". Ao todo, estão sendo oferecidas 300 vagas a mais do que nos anos anteriores, distribuídas em cinco novos cursos: Nutrição, Música, Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Sanitária e Ambiental e Ciências Exatas (leia a nota).

    Outras novidades para 2009

    Os cursos de Nutrição, Engenharia Sanitária e Ambiental e Música são de vagas declaradas, ou seja, o aluno vai se matricular diretamente no curso desejado e vai se formar nele. Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Ciências Exatas são de vagas não-declaradas, o que quer dizer que o aluno vai se matricular em um curso e, no decorrer dele, pode optar por uma área específica.

    No caso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, quando chegar no 3º período do curso o aluno vai optar por bacharelado em Artes do Espetáculo; Artes Visuais, Design, Moda ou licenciatura em Artes Visuais. Dessa forma, a prova de habilidade específica para o curso de Artes deixa de existir a partir de 2009.

    Foto de Eduardo Magrone Quem passar para o vestibular de Ciências Exatas vai ter a oportunidade de escolher, também no 3º período, em seguir uma das seguintes áreas: Computação, Estatística, Física, Matemática e Química. Com isso, o vestibular específico para essas áreas está automaticamente extinto.

    Segundo Magrone, com a mudança, o aluno vai aumentar a flexibilidade curricular, que é uma das metas da reestruturação que a UFJF está propondo. "Essa idéia parte do princípio que o aluno tem uma visão de suas opções antes e uma depois que entra na faculdade. Essa mudança, permite que os alunos conheçam melhor as opções da área em que pretende ingressar", justifica.

    Datas do Vestibular 2009
  • Inscrição:

    Das 08h do dia 03 de setembro até às 15h no dia 10 de outubro, somente pela internet no site do vestibular. A quantia a ser paga é de R$ 100 para o Vestibular e R$ 76 para o PISM I, II e III.

  • Provas de Primeira Etapa (Vestibular):
    06/12/2008 - das 14h às 17h
    07/12/2008 - das 08h30 às 11h30

  • Provas de Segunda Etapa (Vestibular):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14h às 18h

  • Provas do PISM (I e II):
    De 20 a 23/12/2008 - das 08h30 às 11h30

  • Provas do PISM (III):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14h às 17h

  • As provas dos módulos I,II e III do PISM e da 2ª etapa do Vestibular só vão ser feitas em Juiz de Fora. As provas da 1ª etapa, no entanto, podem ser, além de Juiz de Fora, em Belo Horizonte, Lavras, Muriaé, Viçosa, Volta Redonda e Niterói.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.