Provas do PISM e Vestibular 2009 da UFJF ser?o em 2008 A UFJF apresenta uma nova arquitetura da grade de cursos oferecidos para 2009. Foram criadas 300 novas vagas para o pr?ximo ano

Marinella Souza
*Colabora??o
02/09/2008

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou sua nova proposta para os cursos de gradua??o. Segundo o pr?-reitor de gradua??o da institui??o, Eduardo Magrone(foto abaixo) explica que "n?o se trata apenas de amplia??o de vagas, mas de reestrutura??o e amplia??o acad?mica, dentro da proposta do Programa de Apoio a Planos de Reestrutura??o e Expans?o das Universidades Federais (REUNI)".

Uma novidade que vai agradar os vestibulandos 2009 se refere ?s datas. Atendendo o desejo antigo dos estudantes, pela primeira vez, a UFJF vai realizar as provas de primeira e segunda etapa at? o fim de 2008.

Isso vale tanto para o Vestibular quanto para o PISM. Para Guerra, essa ? uma maneira de dar mais tranq?ilidade para os candidatos. "Vamos deixar o vestibular mais seguro, transparente e confort?vel para que os candidatos possam desenvolver seu potencial".

Segundo Magrone, a melhor maneira de expandir ? reestruturando a arquitetura dos cursos. O edital apresentado nesta ter?a-feira, 02 de setembro, inaugura esse processo dentro da institui??o. O presidente da Comiss?o de Processo Seletivo (Copese), professor Jos? Maria Pereira Guerra (foto ao lado, ? direita) revela que o atraso na divulga??o do edital do vestibular 2009 foi estrat?gico.

"A escolha dessa data mais avan?ada foi comemorativa aos avan?os que a UFJF est? trazendo que s?o o aumento de vagas e os novos cursos". Ao todo, est?o sendo oferecidas 300 vagas a mais do que nos anos anteriores, distribu?das em cinco novos cursos: Nutri??o, M?sica, Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Sanit?ria e Ambiental e Ci?ncias Exatas (leia a nota).

Outras novidades para 2009

Os cursos de Nutri??o, Engenharia Sanit?ria e Ambiental e M?sica s?o de vagas declaradas, ou seja, o aluno vai se matricular diretamente no curso desejado e vai se formar nele. Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Ci?ncias Exatas s?o de vagas n?o-declaradas, o que quer dizer que o aluno vai se matricular em um curso e, no decorrer dele, pode optar por uma ?rea espec?fica.

No caso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, quando chegar no 3? per?odo do curso o aluno vai optar por bacharelado em Artes do Espet?culo; Artes Visuais, Design, Moda ou licenciatura em Artes Visuais. Dessa forma, a prova de habilidade espec?fica para o curso de Artes deixa de existir a partir de 2009.

Foto de Eduardo Magrone Quem passar para o vestibular de Ci?ncias Exatas vai ter a oportunidade de escolher, tamb?m no 3? per?odo, em seguir uma das seguintes ?reas: Computa??o, Estat?stica, F?sica, Matem?tica e Qu?mica. Com isso, o vestibular espec?fico para essas ?reas est? automaticamente extinto.

Segundo Magrone, com a mudan?a, o aluno vai aumentar a flexibilidade curricular, que ? uma das metas da reestrutura??o que a UFJF est? propondo. "Essa id?ia parte do princ?pio que o aluno tem uma vis?o de suas op?es antes e uma depois que entra na faculdade. Essa mudan?a, permite que os alunos conhe?am melhor as op?es da ?rea em que pretende ingressar", justifica.

Datas do Vestibular 2009
  • Inscri??o:

    Das 08h do dia 03 de setembro at? ?s 15h no dia 10 de outubro, somente pela internet no site do vestibular. A quantia a ser paga ? de R$ 100 para o Vestibular e R$ 76 para o PISM I, II e III.

  • Provas de Primeira Etapa (Vestibular):
    06/12/2008 - das 14h ?s 17h
    07/12/2008 - das 08h30 ?s 11h30

  • Provas de Segunda Etapa (Vestibular):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14h ?s 18h

  • Provas do PISM (I e II):
    De 20 a 23/12/2008 - das 08h30 ?s 11h30

  • Provas do PISM (III):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14h ?s 17h

  • As provas dos m?dulos I,II e III do PISM e da 2? etapa do Vestibular s? v?o ser feitas em Juiz de Fora. As provas da 1? etapa, no entanto, podem ser, al?m de Juiz de Fora, em Belo Horizonte, Lavras, Muria?, Vi?osa, Volta Redonda e Niter?i.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF