Confira as orientações sobre o que pode e não pode fazer durante o Pism

Por

Confira as orienta?es sobre o que pode e n?o pode fazer durante o Pism
Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017, atualizada às 14h15

Confira as orientações sobre o que pode e não pode fazer durante o Pism

Da redação

Além de todo o estudo e preparação ao longo do ano para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), o candidato precisa se manter atento até o último minuto do processo de provas. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu informações sobre o que é permitido ou não nos dias do exame. Para a edição de 2018, mais de 29 mil estudantes buscarão uma vaga no ensino superior. As provas serão realizadas em quatro cidades nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30.

A primeira dica para o participante é conferir o local em que irá fazer as provas antes mesmo de sair de casa. Essa informação consta no comprovante definitivo de inscrição e merece uma atenção especial, porque o candidato só poderá realizar o exame no local indicado.

Para não perder o exame por descuido, as orientações são para que os participantes cheguem com antecedência ao local. Os portões serão fechados às 13h em ponto e atrasos não serão tolerados. O participante que não comparecer nos dias, horários e locais indicados no comprovante definitivo terá sua inscrição cancelada. Além disso, não haverá aplicação de segunda chamada.

Depois que a aplicação das provas começar, o candidato precisa ficar no local por, pelo menos, uma hora e trinta minutos.

O que você pode e deve fazer

Durante todo o período de realização do exame, o documento de identidade deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou coordenação local possam conferi-lo.

O candidato precisa levar seu próprio material. São permitidos caneta azul ou preta, mas elas devem ter o corpo transparente. Lápis, borracha sem protetor e régua transparente também estão liberados.

Para garantir energia e hidratação, alimentos e água podem ser levados e consumidos. As garrafas devem ser transparentes e sem rótulo. Medicamentos também são permitidos.

É permitido levar celular. Entretanto, o candidato, assim que entrar na sala de provas, deverá guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, em embalagem própria fornecida pelo fiscal. Outros equipamentos eletrônicos também devem ser desligados, caso contrário, o participante será eliminado.

Não pode

Não é permitido usar óculos escuros, porque os olhos dos candidatos devem estar à vista. Também não é permitido tapar as orelhas, por isso, nada de chapéu, boné, viseira ou gorro. Estudantes com cabelo comprido devem prendê-los.

Não poderão ser usados lapiseira, livros, manuais, impressos e anotações. Dispositivos eletrônicos, de qualquer natureza, também não podem ser usados. Portanto, evite levar calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Quem for pego com qualquer um desses aparelhos em uso será eliminado.

É proibido o porte de armas de qualquer espécie, mesmo que o candidato tenha autorização para isso.

Atenção na hora de preencher o cartão de respostas.

A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, será desconsiderada no momento da correção dos cartões de respostas.

Com informações da UFJF