• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Quinta-feira, 1º de outubro de 2009, atualizada às 17h41

    UFJF pode não utilizar resultado do Enem no Vestibular 2010

    Clecius Campos
    Repórter

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) corre o risco de não aproveitar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como alternativa na primeira fase do Vestibular 2010. O adiamento da prova do Ministério da Educação (MEC), ocorrido por motivo de fraude, pode atrasar o prazo para divulgação do resultado da prova objetiva e impedir que as notas cheguem à UFJF até o dia 8 de dezembro, data fixada no edital do processo de seleção, divulgado na última quarta-feira, 30 de setembro.

    Em entrevista coletiva, o secretário de Assuntos Jurídicos da UFJF, Nilson Pinto Leão, explicou que o parágrafo único do Artigo 58 do edital foi criado para evitar que a instituição ficasse presa ao resultado do exame. "O dispositivo já estava presente em editais preliminares divulgados nos meses de junho e agosto, prevendo qualquer circunstância que causasse um atraso. A universidade está muito tranquila. Nosso processo seletivo não depende diretamente do Enem, apenas utiliza o resultado como mais uma alternativa, mas seu aproveitamento não é requisito indispensável." Por este motivo, o calendário do Vestibular 2010 permanece inalterado (ver box).

    Para o coordenador pedagógico de um curso pré-vestibular da cidade, Sérgio Castro, a perda de mais uma possibilidade de ingresso na instituição prejudica os alunos. "Eles estavam com uma grande expectativa, que pode ser frustrada. Tivemos um trabalho todo focado para o Enem nos últimos dias e esse anúncio joga abaixo o nível de interesse dos alunos." A notícia desanimou o estudante Filipe Garbero. "A maioria dos alunos faria o Enem por causa da UFJF. Agora, teremos uma chance a menos."

    O diretor de ensino de outro colégio, Wilson Adolfo, também acredita que os alunos que se prepararam para a nova prova poderão ser prejudicados. "Muitos apostavam no exame do MEC para ter acesso à segunda fase."

    Adiamento gera apreensão e desconfiança

    O supervisor de ensino médio de uma escola da cidade, Ronaldo Cardoso Campos, lembra que outras instituições próximas a Juiz de Fora que vão utilizar o Enem como processo único de seleção podem ter problemas. "Como a previsão é de aplicar a prova daqui a 45 dias, o resultado final, que tinha divulgação marcada para 8 de janeiro de 2010, também pode demorar esse tempo para sair. A Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Unirio podem sofrer com isso, pois só irão definir seus novos alunos no final de fevereiro ou início de março."

    Para a vestibulanda Bárbara Cerqueira, a transferência da data gera um estresse e um transtorno. "Há pessoas que deveriam fazer a prova em outras cidades e já estavam programadas." Janiele Gonçalves ressalta que a escolha de nova data para a prova pode atrapalhar o rendimento dos alunos em outros vestibulares. "Se os dias das provas ficarem próximos, o volume de coisas para estudar vai sobrecarregar os estudantes. Além do mais, a preparação para o vestibular tradicional e para o Enem é totalmente diferente."

    Entre as outras preocupações, está a possibilidade de um novo vazamento das questões a serem aplicadas na nova data. "A segurança do processo foi colocada em dúvida por conta da fraude", opina Adolfo. Campos complementa: "Já não temos certeza se a próxima prova vai ser segura."

    Vestibular conta com 532 novas vagas

    Novas 532 vagas para o Vestibular 2010 foram anunciadas pelo presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra. No total, serão oferecidas 3.028 cadeiras na instituição. Entre os cursos que mais vão receber alunos estão os bacharelados interdisciplinares. O Instituto de Artes e Design (IAD) ganhou mais cem vagas, o curso de Ciências Exatas teve acréscimo de 70 cadeiras e o recém-criado de Ciências Humanas dará oportunidade para 152 novos estudantes.

    A expansão envolve a criação dos novos cursos de Engenharia Mecânica e cinco novas habilitações em Engenharia Elétrica. Por meio de bacharelados interdisciplinares foram criadas cinco novas habilitações no curso de Ciências Exatas e o curso de Ciência da Religião.

    As inscrições deverão ser realizadas pelo site www.vestibular.ufjf.br e terão início no dia 5 de outubro e terminam em 9 de novembro. A primeira fase ocorre em 6 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 14 do mesmo mês. As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) I e II estão marcadas para os dias 16, 17 e 18 de dezembro. Os candidatos do PISM III encaram a seleção dos dias 20 a 22 de dezembro. A segunda fase do vestibular está agendada para os dias 21 e 22 de dezembro. O resultado final sai no dia 2 de fevereiro de 2010.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Enquete
    Você acha que a credibilidade do Enem foi afetada com a fraude?




    Ver resultado

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.