• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Terça-feira, 6 de outubro de 2009, atualizada às 17h06

    Nova data do Enem coincide com vestibular da UFJF

    Clecius Campos
    Repórter

    O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou as novas datas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 5 e 6 de dezembro. O segundo dia de prova coincide com a primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    De acordo com o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, a coincidência fez com que o próprio ministro solicitasse ao reitor Henrique Duque o adiamento da prova na instituição. "A decisão será tomada pelo Conselho de Graduação (Congrad) nos próximos dias. Caso a data do vestibular não venha a ser mudada, o candidato deverá obrigatoriamente decidir por realizar nossa primeira fase, se quiser pleitear uma vaga na UFJF."

    A expectativa por uma resposta oficial da UFJF deixa estudantes apreensivos. O vestibulando Marcos Henrique Almeida, que já realizou a inscrição para o vestibular da universidade, torce para que a nova data não coincida com as provas que fará na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). "Outra preocupação é não termos férias, já que as provas podem ser adiadas para janeiro."

    Mesmo sem a certeza sobre a data do concurso, as inscrições para o vestibular da UFJF continuam abertas. A estudante Thalita Mendes prefere esperar a decisão do Congrad para se matricular no processo seletivo. "Sou a favor da mudança da data. Dessa forma, teremos mais uma oportunidade de nota. Vamos ganhar um pouco mais de tempo para estudar, mas o cansaço também vai aumentar."

    Além do vestibular da UFJF, os calendários dos processos de seleção de outras instituições públicas agora coincidem com o Enem. A primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a segunda fase da seleção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a princípio, ocorrerão no dia 6 de dezembro. A instituição carioca informou por meio de nota que apresentará nova data para o exame discursivo, após confirmação oficial do MEC. Após a notícia, a Universidade Nacional de Brasília (UNB) adiou em uma semana seu processo seletivo para evitar a coincidência. As provas estão remarcadas para os dias 12 e 13 de dezembro.

    Polícia Federal vai reforçar segurança das provas

    De acordo com nota publicada pelo MEC, a Força Nacional e a Polícia Federal vão acompanhar todas as etapas da logística do novo Enem, desde a saída da prova do cofre do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até a distribuição das provas, que poderá ficar a cargo dos Correios. De acordo com Haddad, o objetivo é esquematizar "uma operação especial cercada de garantias para que as provas cheguem aos destinos corretamente."

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.