• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Medicina tem 75,73 candidatos por vaga na UFJFRecorde histórico no curso e divulgação da relação um dia antes do Enem podem causar nervosismo nos alunos

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração
    4/12/2009
    José Maria
    Lista de candidatos/vaga:
    Leia mais:

    A relação candidato/vaga do Vestibular e do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism - Triênio 2007/2009) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi anunciada nesta sexta-feira, 4 de dezembro — um dia antes do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos números divulgados, o que mais chama atenção é o aumento de 3.036 inscritos para o vestibular de Medicina, em relação ao ano passado. A relação candidatos/vaga no Grupo C do Sistema de Cotas é a maior da história: 75,73. Em comparação com a relação de 2009, quando 31,6 candidatos disputaram cada uma das vagas no curso, o aumento foi de 59%.

    Segundo o diretor de um colégio e curso preparatório para o vestibular, Alexander Gomes, o alto número de candidatos para o curso de Medicina pode trazer nervosismo e desestabilizar os alunos. "Já esperávamos um aumento de candidatos pelo fato de as provas serem realizadas em outras cidades, mas um acréscimo tão grande foi surpresa. Embora nossos alunos tenham contato com psicólogos, a divulgação pode causar nervosismo."

    O coordenador de outro curso preparatório, Icaro Gomes, na reta final, não acredita que possa haver insegurança. "Muitos dos nossos estudantes tentaram os Grupos A e B, mais tranquilos com relação de vagas. Este ano, já estamos calejados pela desorganização, por conta das mudanças de última hora. Primeiro o Reuni [Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], depois o adiamento do Enem e a alteração nas datas do vestibular. O aluno fica nervoso, mas não acredito que alguém vá desistir ou desanimar."

    De acordo com o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Guerra, o aumento na concorrência é reflexo da qualidade do curso. "As melhorias dos cursos da área de saúde — como a construção do novo prédio da Medicina, anexo ao Hospital Universitário (HU/CAS - UFJF), as contratações de professores e funcionários, além da modernização dos laboratórios — são as principais justificativas", explica Guerra. Sobre a data de divulgação da relação, Guerra destaca que foi apenas para cumprir edital, não tendo sido influenciado pela data do Enem.

    Este ano, o total de inscritos para as duas formas de ingresso é de 18.166 candidatos, 30% a mais do que no ano passado, quando a marca foi de 12.830. Para o Vestibular, o aumento foi de 33% e para o Pism o crescimento foi de 6%. Em relação ao sexo, o número de mulheres inscritas no vestibular atingiu 59% do total de 16.117.

    Direito Noturno e Engenharia Civil entre os mais concorridos

    O curso de Direito Diurno registrou 1.033 inscritos e 21,66 candidatos/vaga. Na terceira posição está o curso de Engenharia Civil, com 679 inscritos e 13,74 candidatos/vaga. Em seu primeiro vestibular, o curso de Nutrição surpreendeu as expectativas e registrou 408 inscritos no vestibular e 73 no Pism.

    Para o Grupo A (vagas para candidatos que tenham cursado, pelo menos, sete séries do ensino fundamental ou médio em escolas públicas e se autodeclararem negros), 20 cursos tiveram aumento, 17 diminuíram e 2 permaneceram inalterados, em relação ao ano anterior. Para o Grupo B (vagas para candidatos que tenham cursado pelo menos sete séries do ensino fundamental ou médio em escolas públicas), 27 tiveram aumento, 9 diminuíram e 3 permaneceram. Para o Grupo C (vagas destinadas aos candidatos não optantes pelo Sistema de Cotas), 19 aumentaram, 17 diminuíram e 3 permaneceram.

    Baixa demanda

    No lado oposto da tabela, os cursos que tiveram a menor taxa de candidatos por vaga foram os cursos do Bacharelado em Música, em que o total de inscritos foi de 23 alunos para as especializações em Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino e Violoncelo. Outra baixa foi registrada no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, que abre acesso para os cursos de Turismo, Ciências Sociais, Ciências da Religião e parte da Filosofia. O total de inscritos foi de 208. A relação de candidatos por vaga no Grupo C ficou em 1,25 para o turno diurno, enquanto para o noturno a média foi de 0,8.

    Para o diretor da Copese, a explicação está no caráter inovador dos cursos, o que ainda causa uma desconfiança nas pessoas. "É o segundo ano do vestibular para o curso de Música. As pessoas ainda não estão totalmente interadas, além da questão da prova de habilidades específicas exigir uma formação técnica. O formato do Bacharelado em Ciências Humanas também não foi bem aceito pelas pessoas, mas com o aumento da divulgação e com o tempo, a tendência é de aumento."

    Entre os cursos que tiveram queda de candidatos/vaga estão Fisioterapia, Ciências da Computação Noturno, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Econômicas Noturno e Educação Física.

    Número de inscritos em JF e em outras cidades:

    • Juiz de Fora:

    Vestibular e Pism III: 12.499

    Pism I e II: 12.418

    • Outras cidades:

    Vestibular e Pism III

    BH: 2.789

    Lavras: 699

    Muriaé: 368

    Viçosa: 535

    Niterói: 526

    Volta Redonda: 751

    Total: 5.668

    Manual e comprovante

    Em relação ao manual do candidato e comprovantes da localidade da prova, a UFJF adotou apenas a visualização online este ano. A partir do dia 10 de dezembro, o candidato terá acesso ao manual e ao comprovante somente pelo site do vestibular. "Ao longo dos anos, vimos que esta é a melhor forma de divulgação, pois passamos por sérios problemas, como a greve nos Correios e endereços errados", explica Guerra. A Central de Atendimento (CAT) da UFJF, localizada no prédio central da reitoria, irá oferecer o serviço de pesquisa gratuitamente para os candidatos.

    *Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.