Edital para ocupação de galerias e da sala de encenação no CCBM está aberto

Por

Terça-feira, 18 de outubro de 2011, atualizada às 16h21

Edital para ocupação de galerias e da sala de encenação no CCBM está aberto

Da Redação

Está aberto o edital para a ocupação das galerias de arte Heitor de Alencar, Celina Bracher e Arlindo Daibert e da Sala de Encenação Flávio Márcio do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A concorrência é válida para o período de fevereiro a julho de 2012. As inscrições começaram nesta terça-feira, 18, e se estendem até 18 de novembro de 2011. Podem participar artistas e curadores de todo país, com projetos individuais ou coletivos que ainda não tenham sido apresentados nos espaços.

Os concorrentes devem ter características como qualidade plástica, caráter artístico inovador frente ao histórico profissional do artista, obras inéditas na cidade, conceituação clara, adequação ao espaço pretendido e portfólio, que seja um indicador da excelência do trabalho proposto.

Os artistas e curadores podem entregar o projeto pessoalmente no CCBM (avenida Getúlio Vargas 200, Centro), de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, ou enviar pelos Correios, observando o prazo final de postagem: dia 18 de novembro de 2011. Junto com o portfólio, os concorrentes devem entregar a ficha de inscrição que está disponível no site Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), preenchida e assinada, o currículo artístico dos participantes e um texto com justificativas, objetivos e proposta conceitual do projeto. É necessário apresentar, ainda, fotografias de algumas das obras que serão expostas, no formato 13 cm x 18 cm, identificadas com nome do artista, data, título, técnica e dimensões.

Os portfólios serão avaliados por uma comissão de seleção, com representantes da área de artes visuais, coordenada pelo CCBM. O resultado será divulgado até o dia 9 de dezembro e disponibilizado no site da Prefeitura de Juiz de Fora.

Aos contemplados, o CCBM dará apoio para montagem e desmontagem da exposição, divulgação do evento nos meios de comunicação, impressão de 500 convites para as exposições, sendo 300 para o artista e 200 para o CCBM, além da confecção em vinil adesivo no tamanho 1,4 m x 1,2 m do texto crítico de apresentação do trabalho. Os artistas terão seus trabalhos expostos em um período de até 27 dias, com abertura às quintas-feiras e encerramento aos domingos.

Sala de encenação

No caso dos projetos inscritos para a ocupação da Sala de Encenação Flávio Márcio (artes cênicas e música), é necessário que a ficha de inscrição venha acompanhada da liberação de direitos autorais e do Juizado da Infância e da Juventude, quando houver participação de crianças e adolescentes, além de cópia da carteira de identidade e do CPF para pessoa física; e cópia do CNPJ, da carteira de identidade e do CPF do representante legal da instituição para pessoa jurídica. O edital também faz uma solicitação não obrigatória da amostragem de trabalhos anteriores, comprovada com peças gráficas, recortes de jornal e outros documentos. As propostas inscritas também serão selecionadas por uma comissão de seleção formada por profissionais de cada área, sob coordenação do CCBM.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken