• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Manter a calma e relaxar são essenciais na reta final para o PismNos momentos finais, pegar em livros e apostilas é válido apenas para revisar pontos de dificuldade em algumas matérias. Provas dos Pism I e II começam no domingo

    *Eliza Granadeiro
    Colaboração
    10/12/2010
    Foto de uma sala de aula

    Na etapa final dos estudos para as provas de ingresso em uma faculdade, o mais importante é o aluno manter a calma e relaxar, sem estudar o dia inteiro. É o caso dos estudantes que vão fazer o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir deste domingo, 12 de dezembro. Nos momentos finais, pegar em livros e apostilas é válido apenas para revisar pontos de dificuldade em algumas matérias.

    "Nos dias que antecedem as provas, o mais importante é os estudantes tirarem as maiores dúvidas das matérias, sem estudar excessivamente", afirma o professor de matemática Willian David Hallack. Ele acredita que o estudo deve ser realizado durante a semana para que os finais de semana possam ser de descontração. "O aluno que estuda bem de segunda a sexta-feira, com uma média de seis horas por dia, não precisa estudar nos finais de semana."

    O coordenador pedagógico Sérgio Castro afirma que os professores devem passar motivação e tranquilidade para os alunos. "Agora, nos momentos que antecedem as provas, o aluno tem que ter segurança de que tudo vai dar certo", acredita o coordenador. Ele trabalha em um cursinho preparatório da cidade que oferece aos alunos acompanhamento com psicólogos durante todo o ano e também palestras explicativas e motivacionais sobre as provas de ingresso.

    Castro analisa que nos últimos anos aumentou o desinteresse dos alunos para fazer a seleção do Pism e aponta dois motivos para a situação. "Há alguns anos, correm boatos de que o Pism vai acabar e isso desmotiva a preparação dos alunos. Outro fator, o mais grave, é a crescente falta de interesse em estudar dos próprios estudantes", afirma o coordenador. Castro considera que as últimas gerações parecem não ter motivação para o estudo como as gerações passadas. "A grande quantidade de faculdades particulares e a pouca restrição para ingressar nelas, faz com que os alunos relaxem na hora de estudar. Quando a família se propõe a pagar a mensalidade de um curso privado, parece que o desinteresse em tentar um curso federal aumenta", afirma o coordenador.

    O que pensam os estudantes

    Professor na sala de aulaO estudante Gustavo Bottaro, 18 anos, vai fazer o Pism para o curso de Psicologia e dá uma dica para quem quer fazer uma boa prova. "Acho importante estudar as matérias que o concorrente tem dificuldade. No meu caso, como sou da área de ciências humanas, eu e meus concorrentes temos dificuldades nas disciplinas exatas e é nesta área que devo me concentrar para ir bem." Em relação aos exames, ele acredita que em 2010 o nível de dificuldade será maior do que em 2009. "Minha grande preocupação é matemática, mas eu tenho pensamento positivo de que vou passar."

    Já a estudante Juliana Cunha Paulo, 17 anos, vai tentar o curso de Medicina. "Minha expectativa é de que a prova deste ano vai vir mais fácil do que a do ano passado", afirma a estudante. Para se preparar bem para os exames, Juliana faz dois cursinhos preparatórios, um de manhã e outro à noite e ainda estuda por conta própria durante as tardes. "Tenho um ritmo intenso de estudo ao longo da semana, mas no final de semana eu sempre saio com os amigos para relaxar", completa Juliana.

    Recomendações para o Pism

    Do domingo, 12, a terça-feira, 14, 13.906 candidatos vão fazer as provas de seleção do Pism I e II da UFJF. Os exames começam sempre às 14h e é recomendável que o candidato chegue ao local de prova com até uma hora de antecedência para evitar atrasos e não ser impedido de realizar o processo seletivo.

    A principal recomendação feita pela UFJF aos candidatos é quanto à proibição do uso de aparelhos eletrônicos durante as provas, como celulares e relógios. É vetado também o uso de bonés e óculos escuros. Garrafas com líquidos devem ser transparentes e as comidas não podem ter cheiros fortes ou mesmo estar em embalagens que possam fazer barulho.

    O aluno deve levar documento de identidade e o comprovante definitivo de inscrição, disponível no site do vestibular. Caso não consiga fazer a impressão do arquivo, o candidato pode enviar e-mail para o endereço vestibular@ufjf.edu.br da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

    *Eliza Granadeiro é estudante do 6° período diurno de comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.