• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Instituições públicas de ensino de JF e região oferecem 1.949 vagas por meio do SiSU Do número total de vagas, 1.597 serão destinadas à Ampla Concorrência e 352 serão direcionadas às Políticas Afirmativas, ou seja, ao sistema de cotas

    Aline Furtado
    Repórter
    13/1/2011

    Seis instituições públicas de ensino superior de Juiz de Fora e da região irão disponibilizar 1.949 vagas (ver tabela abaixo) para ingresso aos cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa que utiliza exclusivamente a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010.

    Entre as instituições que adotaram o SiSU estão a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) campus Leopoldina, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) campi Viçosa e Rio Paranaíba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campi Juiz de Fora, Muriaé, Barbacena e Rio Pomba, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campi Alto Paraopeba, Centro-Oeste, Dom Bosco, Santo Antônio, Sete Lagoas e Tancredo Neves.

    As vagas a serem preenchidas estão distribuídas em 116 cursos de diferentes áreas de conhecimento. Das 1.949 vagas, 1.597 são destinadas à Ampla Concorrência, ou seja, à concorrência de todos os candidatos. Outras 352 vagas serão destinadas às Políticas Afirmativas, ou seja, aos alunos que optam pelo ingresso por meio de cotas.

    Inscrições começam no dia 16

    As inscrições para o SiSU deverão ser feitas entre o próximo domingo, dia 16 de janeiro, e a próxima terça-feira, dia 18, no endereço eletrônico do sistema. Os candidatos devem usar o número de inscrição e a senha do Enem para efetuarem o procedimento. Algumas instituições adotarão notas mínimas para a inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com a informação.

    É possível realizar o procedimento em até duas opções de cursos, respeitando a ordem de preferência. A seleção ocorre de forma automática, com a escolha dos estudantes melhor classificados, conforme a nota obtida no Enem 2010. O ingresso dos candidatos selecionados poderá ocorrer tanto no primeiro quanto no segundo semestre, dependendo da vaga que está sendo ofertada.

    Resultados

    Serão feitas três chamadas de alunos classificados. A cada uma das chamadas, os selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição. O primeiro resultado sai no dia 22 de janeiro. Os aprovados desta lista terão do dia 25 a 27 seguintes para se matricularem.

    Caso o candidato tenha sido selecionado para a vaga que escolheu como primeira opção no Sisu, não poderá participar das chamadas seguintes, mesmo se não fizer matrícula na instituição pela qual concorreu. Já quem for selecionado em sua segunda opção, poderá se matricular e continuar concorrendo nas chamadas seguintes. O sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece, para o ano de 2011, 83.125 vagas em 83 instituições de ensino superior de todo o Brasil.

    Confira as vagas oferecidas em JF e na região
    InstituiçãoNº de cursosTotal de vagasVagas Ampla ConcorrênciaVagas Políticas Afirmativas (cotas)

    Cefet / MG

    (Leopoldina)

    1 6 6 0

    UFV

    (Viçosa/Rio Paranaíba)

    44 636 636 0

    Ifet - Sudeste

    (Barbacena/Juiz de Fora/Muriaé/Rio Pomba)

    18 374 186 188

    UFJF

    (Juiz de Fora)

    2 176 88 88

    UFLA

    (Lavras)

    20 591 591 0

    UFSJ

    (Alto Paraopeba/Centro - Oeste/Dom Bosco/Santo Antônio/Sete Lagoas/Tancredo Neves)

    31 166 90 76

    Fonte: SiSU

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.