Quinta-feira, 15 de maio de 2008, atualizada ?s 19h

Minas Gerais possui 290 pontos vulner?veis ? explora??o sexual, sendo 12 pr?ximos a Juiz de Fora



Daniele Gruppi
Rep?rter

Minas Gerais j? registra este ano 41 den?ncias contra a explora??o sexual de crian?as e adolescentes. Em 2007, foram 324. ? considerado tamb?m o Estado com mais pontos vulner?veis ao crime, com 290 locais identificados, sendo 12 pr?ximos a Juiz de Fora.

Para tentar coibir os atos, o governo lan?ou nesta quinta-feira, dia 15 de maio, a Campanha Proteja Nossas Crian?as, com o objetivo de estimular o aumento de den?ncias. Segundo o secret?rio de Estado de Desenvolvimento Social, Cust?dio Mattos, a participa??o da popula??o ? fundamental para o combate ? explora??o sexual e tamb?m ? viol?ncia dom?stica.

Para o governo n?o adianta programas de governo com a cria??o de pol?ticas p?blicas, se n?o houver envolvimento das pessoas. "Trata-se de crimes de natureza clandestina e ?s vezes nem somos informados. ? preciso que as pessoas tenham consci?ncia da gravidade do assunto", afirma o secret?rio.

A?es da Campanha

O secret?rio diz que a campanha vai incluir a exibi??o de v?deos nos meios de comunica??o por cerca de 60 dias. "O trabalho vai se concentrar, principalmente, no r?dio e na televis?o. Vamos distribuir materiais gr?ficos tamb?m". Blitz pelas rodovias que cobrem todo Estado tamb?m v?o acontecer.

Outra iniciativa foi a amplia??o do hor?rio de funcionamento do Disque Direitos Humanos, que passa a funcionar de 08h ?s 22h. Cada pessoa que perceber por onde passar uma suspeita de explora??o contra a crian?a, explora??o sexual ou viol?ncia dom?stica, pode ligar para 0800 31 11 19.

Foto do v?deo com uma menina de frente e a frase Denuncie. Ligue 
para 0800 31 11 19 Foto do cartaz da campanha 'Proteja nossa crian?as em caso de viol?ncia denuncie' Foto do v?deo com um menino de costas, sentada em uma cadeira, com a frase na tela: foi queimado com cigarro 
pelo padastro ao 3 anos

No lan?amento da campanha o governador A?cio Neves declarou que o n?mero ? um instrumento para acionar o Estado. "O problema ? nacional, mas cabe a n?s tomarmos a responsabilidade sobre o que ocorre nas nossas fronteiras. O que os mineiros querem ? a soma e a articula??o de esfor?os dos Governos, da sociedade e da iniciativa privada, para a prote??o de crian?as e adolescentes sob amea?a de viol?ncia", pronunciou.

Segundo Mattos, o governo pretende ainda capacitar conselhos tutelares e prefeituras, atrav?s de treinamentos para servidores a fim de que possam atuar do ponto de vista da assist?ncia social. Os munic?pios v?o receber tamb?m ve?culos e computadores.

A assessoria de comunica??o informou que o servi?o de enfrentamento ? viol?ncia, abuso e explora??o sexual contra crian?as e adolescentes tamb?m foi ampliado. Antes, existiam 88 sedes que beneficiavam 127 cidade. Foram constru?das mais 20, pr?ximas a pontos vulner?veis que v?o para atender mais 52 localidade.