Sexta-feira, 4 de novembro de 2011, atualizada às 19h11

Cerca de 660 candidatos vão fazer a prova de habilidade específica da UFJF neste domingo

  Da Redação
prova

Neste domingo, 6 de novembro, 665 candidatos vão realizar a prova de habilidade específica para o vestibular dos cursos de Música e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes vão realizar os testes, no Colégio de Aplicação João XXII, sendo 38 para o primeiro curso e 627 para o segundo. O exame prático está marcado para os dias 7 e 8.

A avaliação dos candidatos de Arquitetura vai verificar a aptidão de noções de composição, espacialidade e representação gráfica na construção de formas no plano, além de volumetria e construção tridimensional no espaço. A prova vai ser das 8h à 12h.

Já a prova dos candidatos de Música será realizada em duas etapas. A primeira, de teoria e percepção, vai ser objetiva, com início previsto para as 8h e duração de 90 minutos. As questões abrangem temas como ritmo, melodia, harmonia, textura, notação nas claves de Fá e Sol, timbres, dinâmica e estruturação.

A segunda etapa, de caráter eliminatório, será de prática musical nas modalidades canto, flauta transversal, piano, violão, violino e violoncelo. Os candidatos serão avaliados em desenvoltura técnica e instrumental, assim como expressividade e compreensão musical. Os vestibulandos devem levar seus próprios instrumentos para a audição. Além disso, devem observar os critérios de repertório conforme explicado no edital.

Os candidatos devem se apresentar com documento de identidade original com foto. No dia 6, não é preciso levar material para a realização da prova, pois a UFJF vai disponibilizar. Os candidatos que, no ano anterior, passaram na prova de habilidade específica, mas não no vestibular, estão isentos dos testes. O Colégio de Aplicação João XXIII fica localizado na rua Visconde de Mauá 300, no bairro Santa Catarina.

Ônibus extras

Neste domingo vão ser oferecidos horários extras da linha 221 (Bom Pastor / Santa Catarina) para atender os estudantes que vão fazer as provas de habilidades específicas do concurso vestibular. Confira os horários.

Saídas do Bom Pastor: 6h25, 6h40, 6h45.

Saídas do Santa Catarina: 7h, 7h15, 7h20.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken