Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011, atualizada às 11h26

Módulo III do Pism registra 90 ausências no primeiro dia de provas

Victor Machado
*Colaboração
Estudantes realizam provas do Pism III

No primeiro dia de provas do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram 90 ausências, ou 4,82% dos 1.869 candidatos. Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, são realizados o segundo dia de provas do terceiro módulo do Pism e o primeiro dia do Vestibular 2011.

O número de candidatos faltosos no primeiro dia neste ano foi menor do que o registrado em 2010, quando 134 estudantes se ausentarem, o que representou um índice de 6,97% dos 1.923 inscritos. Esses candidatos estão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Segundo a Comissão Permanente de Seleção (Copese) esse foi o dia mais tranquilo de todo o processo seletivo, incluindo a realização das provas dos Pism I e II, sem registro de anormalidade. No trânsito, houve lentidão apenas do ponto próximo à antiga sede do Instituto de Ciências Humanas (ICH) até subida para a Faculdade de Engenharia. A UFJF ofereceu, ainda, atendimento especial a cinco pessoas portadoras de deficiência física e àquelas que relataram situação restritiva.

Os recursos relativos às questões objetivas das provas do módulo III, aplicadas no último domingo, 18 de dezembro, deverão ser protocolados junto à Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria, no campus, nesta segunda-feira, 19, até as 16h. O pedido pode ser feito pelo próprio candidato e seu representante ou escolas. o recurso é julgado em até 72 horas. Confira o gabarito das provas.

Próximas provas

Nesta segunda e terça-feira serão realizadas as provas discursivas de conteúdos referentes à área de conhecimento do curso escolhido, tanto para o Pism como para a segunda fase do Vestibular. Candidatos da área de Economia e Administração fazem provas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Os da área de Exatas, Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. Concorrentes de Humanas testam seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Literatura, História e Geografia; e, por fim, os da área de Saúde são avaliados em Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química.

As provas são compostas de dez questões, cinco por conteúdo, com valor de até cinco pontos. A UFJF considera a nota do Enem como primeira etapa de seleção do Vestibular. Ela serve para classificar, na proporção de três candidatos por vaga, os concorrentes para a segunda etapa. Como a nota do Enem sai em 4 de janeiro de 2012, todos os 17.019 inscritos devem fazer as provas discursivas.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

ACESSA.com - M?dulo III do Pism registra 90 aus?ncias no primeiro dia de provas