Terça-feira, 13 de dezembro de 2011, atualizada às 19h

Mais de 10 mil estudantes concluem as provas dos módulos I e II do Pism 

Aline Furtado
Repórter
Alunos em sala de aula

Cerca de 12 mil estudantes concluíram, nesta terça-feira, 13 de dezembro, as provas dos dois módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Neste último dia de processo, os candidatos fizeram exames discursivos de Literaturas, Física, História e Biologia.

O número total de ausentes nos três dias do Pism baixou em comparação à edição de 2010. Foram 1.108 ausentes (12,6%) no Pism I e 329 (6,6%) no Pism II. No ano passado, faltaram ao primeiro módulo 18,75% dos inscritos, e ao segundo, 8,22%.

Para quem saiu com a impressão de não ter ido muito bem, há chance de recuperação, já que os módulos I, II e III possuem pesos diferentes (2; 3; e 5, respectivamente). As notas saem no dia 30 de março de 2012.

Cinco candidatos foram desclassificados na segunda-feira, 12, segundo dia de provas do Pism por portarem celular. Um deles portava três celulares, resultando num total de sete aparelhos identificados. Nesta terça-feira, 13, dois casos de candidatos com celulares foram flagrados no campus. O número pode ser alterado com a abertura dos relatórios de sala enviados juntamente com os malotes de prova. O concurso contabiliza, até agora, a exclusão de 13 participantes por uso de aparelhos eletrônicos.

A assessoria jurídica do concurso, após análise dos relatórios de sala, decidiu desclassificar também um candidato que, no primeiro dia de provas, no último domingo, 11, se recusou a parar de preencher o cartão de respostas às 18h, horário de término da prova, mesmo sendo advertido pelo fiscal. O candidato também não quis assinar o próprio cartão e nem a ata de sala que deve ser assinada pelos últimos três participantes em conjunto.

Recursos

Nesta terça-feira, 13, nove recursos foram protocolados em relação às provas discursivas de língua portuguesa, matemática, química e geografia. Em relação às provas objetivas de domingo, foram 23. O resultado sai em 72 horas após o recebimento dos pedidos.

O prazo para os interessados em entrar com recurso contra as provas desta terça vai das 9h às 16h de quarta, 14. O pedido é feito na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, localizada na área central do campus, ou por fax, de acordo com as normas do edital.

Pism III e vestibular

No próximo domingo, 18, os 1.869 candidatos do terceiro módulo do Pism iniciam suas provas. Nesse dia, eles respondem a questões objetivas de todos os conteúdos. Na segunda e na terça, 19 e 20, fazem provas discursivas das disciplinas correspondentes à área de conhecimento do curso escolhido.

Também nos dias 19 e 20, acontece a aplicação da segunda fase do vestibular. São esperados 17.019 candidatos, que também farão provas discursivas das disciplinas correspondentes à área de conhecimento do curso escolhido. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compõe a primeira fase do concurso. Como o resultado do Enem será divulgado somente em 4 de janeiro 2012, todos os candidatos do vestibular fazem as provas discursivas da segunda etapa.

Confira os gabaritos

Os textos são revisados por Thaísa Hosken