Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011, atualizada às 19h

Primeiro dia do vestibular da UFJF registra ausência de 26,3% dos candidatos

  Da Redação
UFJF

O primeiro dia do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizado nesta segunda-feira, 19 de dezembro, registrou 26,3% de ausências. Faltaram 4.480 de um total de 17.019. Com isso, ficam na disputa 12.539 concorrentes. Em 2010, foram 2.748 faltosos no primeiro dia, de 15.028 participantes.

Em contraste, nenhum candidato a mais do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) III faltou nesta segunda-feira, mantendo-se 90 ausentes do domingo, dia 18, ou 4,8% de 1.869 inscritos. O número é menor do que no ano passado, quando 137 ausentaram-se no primeiro e segundo dias de provas, ou 7,1% de 1.923.

Nesta tarde, todos os concorrentes dos dois processos responderam a cinco questões discursivas de Língua Portuguesa e a outras cinco de conteúdos específicos para cada grupo de conhecimento, sendo Matemática para os de Economia e Administração e de Exatas; Literaturas para os de Humanas; e Biologia para os de Saúde. Cada prova trouxe cinco questões de cada conteúdo, valendo até cinco pontos por pergunta. As provas foram aplicadas no campus e em 12 escolas e institutos da cidade.

Atendimento especial
Um total de 21 candidatos portadores de deficiência ou com alguma situação restritiva está fazendo as provas em condições especiais. São 16 do Vestibular e cinco do Pism III. Um deles, do processo tradicional, está fazendo a prova em casa, acompanhado de fiscais, os outros fazem provas na Faculdade de Educação.
Três pegos com celular

Três candidatos do Vestibular foram flagrados com celular na Faculdade de Enfermagem e nos colégios Academia e Stella Matutina. Nenhum concorrente do Pism III portou o aparelho eletrônico nos dois dias de prova.

Recursos

De acordo com o edital, os recursos em relação às questões objetivas das provas do módulo III, aplicadas nesta segunda-feira, deverão ser protocolados junto à Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria, no campus, nesta terça-feira, 20, das 9h às 16h. O pedido pode ser feito pelo próprio candidato, seu representante ou escolas, conforme condições explicadas no edital do processo seletivo. O recurso é julgado no prazo de 72 horas.

Mais exames

Nesta terça, candidatos das áreas de Economia e de Administração e de Humanas fazem provas de Geografia e História. Os inscritos em Exatas e em Saúde responderão questões de Física e Química. Todas possuem dez questões, com cinco para conteúdo, valendo até cinco pontos.

Resultados

A relação de candidatos aprovados na primeira etapa do Vestibular será divulgada no dia 9 de janeiro. As notas da segunda etapa do vestibular e do módulo III do Pism saem no dia 27 de janeiro. O resultado final está previsto para o dia 6 de fevereiro.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Notas da 2ª etapa do  Vestibular 2012 e das provas do Módulo III

ACESSA.com - Primeiro dia do vestibular da UFJF registra aus?ncia de 26,3%