• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Segunda-feira, 16 de janeiro de 2012, atualizada às 19h

    UFJF fica em 5º lugar entre as instituições com melhor resultado no exame da OAB

    Aline Furtado
    Repórter
    Faculdade de Direito UFJF

    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a relação das instituições de ensino superior que tiveram o melhor desempenho de seus estudantes no V Exame Unificado da OAB, que teve a segunda fase realizada em dezembro de 2011.

    As faculdades públicas destacaram-se entre as 20 melhores instituições de ensino do direito no país. A faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocupa a quinta colocação, com 76,12% de aprovação. No quarto exame, também em 2011, o índice foi de 67,03%, quando a instituição também ficou com a quinta posição. 

    Em Minas Gerais, a UFJF destaca-se como a segunda melhor. Em primeiro, aparece a Universidade Federal de Minas  Gerais (UFMG). O melhor desempenho em todo o país ficou com a Federal do Espírito Santo com 80,80% de aprovação, seguido pela Federal de Pernambuco (78,57%) e pela UFMG (77,89%).

    A média de aprovação do V Exame da OAB foi de 24,5% dos candidatos. Dos 106.086 candidatos que fizeram a prova, 26.010 foram aprovados e receberão a carteira profissional para exercer a advocacia. Foram avaliadas faculdades públicas e privadas que tiveram pelo menos vinte candidatos inscritos no teste. As 20 melhores, todas públicas, apresentaram índice de aprovação superior a 65,16%. Segundo a OAB, 98% delas foram incluídas na última edição do selo de qualidade do programa OAB Recomenda, divulgado em dezembro.

    Faculdades da cidade

    Entre as instituições de ensino de Juiz de Fora que oferecem curso de Direito, além da UFJF, nenhuma conseguiu índice superior a 50%. Entre as particulares, a instituição com maior percentual de aprovação foram as Faculdades Integradas Vianna Júnior, com 40,59%, seguida pela Faculdade Granbery, com 30,77%. Já a Faculdade Estácio de Sá e a Faculdade de Ciências Jurídicas de Juiz de Fora - Doctum não conseguiram índice superior a 10%, obtendo 9,72% e 9,09%, respectivamente.

    Próximas provas

    As inscrições para o VI Exame de Ordem Unificado foram encerradas às 14h desta segunda-feira, 16. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 5 de fevereiro, das 14h às 19h, em todo o Brasil. O teste é composto de 80 questões e para ser aprovado para a segunda etapa o candidato precisa acertar 50% da prova. A próxima etapa, que será realizada no dia 25 de março, é composta de uma prova prático-profissional, com a redação de uma peça e aplicação de quatro questões, sob a forma de situações-problema.

    Confira a lista completa

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.