Inscrições para vestibular de inverno da UFJF terminam nesta teráa-feira

Por

Segunda-feira, 4 de julho de 2011, atualizada às 12h

Inscrições para vestibular de inverno da UFJF terminam nesta terça-feira

Da Redação

Terminam nesta terça-feira, 5 de julho, as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As provas serão aplicadas entre os dias 17 e 19 deste mês.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem ficar atentos porque o prazo para as inscrições, que são feitas exclusivamente pela internet, termina às 15h desta terça. O candidato deverá imprimir e efetuar o pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 110, correspondente à taxa de inscrição.

Estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos de licenciatura de Física, Química e Matemática, com ingresso no segundo semestre letivo desse ano. As vagas serão preenchidas exclusivamente por meio do vestibular, não havendo reserva de vagas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também não serão aceitos nessa seleção.

São oferecidas 90 vagas, sendo 30 para cada um dos cursos. Dessas, 50% são reservadas para os egressos das escolas públicas (optantes pelo Grupo B do Sistema de Cotas). Desses 50%, 25% são destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros durante as inscrições (optantes pelo Grupo A). Poderão se inscrever pelo Sistema de Cotas os candidatos que tenham cursado, pelo menos, quatro séries do ensino fundamental e a totalidade do ensino médio em escolas públicas. Caso não seja cumprida esta exigência, o aluno terá sua vaga cancelada.

Provas

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira tem caráter eliminatório e é composta de provas objetivas, com aplicação no dia 17 de julho, das 14h às 18h. Na ocasião, serão cobrados os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Literaturas, História e Geografia.

A segunda etapa será composta por duas provas discursivas, com 10 questões, sendo cinco de cada disciplina, Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. A aplicação será feita nos dias 18 e 19 de julho, das 14h às 18h. As provas serão realizadas somente em Juiz de Fora.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken