• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Governador Valadares terá campus avançado da UFJFInicialmente, serão ofertados nove cursos, totalizando 750 vagas. Primeiro vestibular tem previsão de ocorrer em julho deste ano

    Da Redação
    28/2/2012
    Foto da coletiva

    A cidade de Governador Valadares ganhará um campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro, pelo reitor da instituição Henrique Duque, em entrevista coletiva. Inicialmente, serão ofertados nove cursos superiores, totalizando 750 vagas. O primeiro vestibular, seguindo a forma tradicional e a cargo da Comissão Permanente de Seleção (Copese), deverá ocorrer até julho deste ano, a fim de que metade das vagas já seja preenchida com o ingresso dos novos estudantes em agosto (veja abaixo o quadro de vagas).

    A expansão de vagas para além do campus da UFJF em Juiz de Fora é inédita. A medida é parte da terceira fase do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que vai investir R$ 120 milhões na instalação da nova unidade em Governador Valadares.

    O campus será construído numa área de 532.933 metros quadrados, doada por um fazendeiro da cidade à UFJF. O local era uma fazenda que fica a quatro quilômetros da região central da cidade. A construção da estrutura física do campus, que deve ocupar cerca de 50 mil metros quadrados, deve ser iniciada juntamente com a chegada dos novos alunos. O local terá capacidade para 4 mil alunos. Até a criação da nova cidade universitária, as aulas ocorrerão em um prédio novo, de quatro andares, com 24 salas, localizado no centro de Governador Valadares. Assim que toda a capacidade do novo campus estiver completa, a UFJF terá chegado ao patamar de 24.000 alunos.

    Segundo Duque, a instalação do campus avançado em Governador Valadares pela UFJF foi uma escolha do Ministério da Educação (MEC). "O MEC tinha a pretensão de levar um campus avançado de alguma instituição para lá e optou por escolher a UFJF, pela qualidade de sua educação e pela expertise como tem sido feita a condução da instituição. Nós aceitamos o desafio e estamos concretizando esse ideal."

    Em Governador Valadares serão ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. A escolha pelos cursos levou em conta a demanda identificada na cidade. "A UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] oferece algumas licenciaturas e o Ifet [Instituto Federal de Minas Gerais] tem algumas formações na área tecnológica. Faltavam esses cursos que estamos levando. Foi um pedido da prefeita [Elisa Maria Costa - PT], que apontou a falta dessa fatia educacional na cidade."

    A chegada de cinco cursos na área de saúde foi destacada pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFJF, Júlio Chebli. "Em visita à cidade, percebemos a necessidade social, pois há um campo de trabalho carente de profissionais da saúde em Governador Valadares. A cidade é referência para cerca de 2 milhões de habitantes. A UFJF será capaz de fazer diferença para a assistência à saúde daquela região." O diretor da Faculdade de Economia da UFJF, Lourival Batista de Oliveira Júnior, considera que o campus vai contribuir para o desenvolvimento local. "Tal contribuição será muito importante."

    Mais 566 professores e servidores administrativos

    Para a nova unidade, serão contratados 566 servidores, sendo 266 professores e 300 técnico-administrativos. Com as novas admissões, o quadro de pessoal passará de 2.372 para, pelo menos, 2.938 funcionários da instituição. Do total de vagas, há autorização para ser realizado concurso para 40 docentes efetivos, 80 substitutos em caráter temporário e efetivação de 165 técnicos. Os primeiros editais de seleção estão previstos para a última semana de março. As provas deverão ser em abril. Durante a preparação dos editais, serão analisados o perfil profissional que será requisitado, disciplinas e lotação.

    Cursos e vagas em Governador Valadares
    Cursos Total de vagas Vagas para o 2° semestre de 2012
    Administração 100 50
    Ciências Contábeis 50 25
    Direito 100 50
    Economia 100 50
    Farmácia 80 40
    Fisioterapia 60 30
    Medicina 100 50
    Nutrição 80 40
    Odontologia 80 40
    Total de vagas 750 375

    Fonte: UFJF

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.