Quarta-feira, 18 de abril de 2012, atualizada às 18h52

Inscrições para os exames supletivos do primeiro semestre de 2012 já estão abertas

Da Redação
supletivo

Já estão abertas as inscrições para os exames supletivos do primeiro semestre de 2012. Os jovens e adultos interessados em fazer as provas e conseguir os certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio, devem fazer a inscrição no site, até o dia 13 de maio. Para se inscrever, os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, completos ou a completar até o dia 15 de julho, data de término da realização das provas.

Candidatos que não têm acesso à internet poderão se inscrever nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) entre os dias 18 de abril a 11 de maio. O valor da taxa é de R$ 6, por área de conhecimento. A taxa de inscrição deverá ser paga com boleto bancário, emitido no ato da inscrição, nos guichês dos bancos conveniados. Para se inscrever é necessário o documento de identificação e CPF.

As inscrições dos candidatos presos ou em cumprimento de medida socioeducativa em regime de internato serão efetuadas pelas próprias unidades prisionais, centros e associações, até o dia 8 de maio.

O candidato inscrito deverá emitir seu comprovante definitivo, contendo o local da prova, data e horário, a partir do dia 4 de junho. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho nos períodos da manhã e da tarde. O edital e os programas de estudo também estão disponíveis no site.

Isenção da taxa de inscrição

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) vai beneficiar quem pretende retomar os estudos, mas está desempregado e, portanto, não tem condições de pagar pela inscrição. O candidato desempregado poderá se inscrever, com isenção da taxa, em no máximo duas áreas de conhecimento, até o dia 8 de maio. Nesse caso, a inscrição deve ser feita nos postos do Sine, até 8 de maio. O candidato desempregado que, após ter realizado sua inscrição no Sine, desejar se inscrever em mais áreas do conhecimento, poderá realizar a inscrição dessas áreas, via internet, efetuando o pagamento da taxa.

Disciplinas avaliadas

Os Exames Supletivos do Ensino Fundamental e Médio serão oferecidos por área de conhecimento. Os candidatos do ensino fundamental farão provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais. Já para o Ensino Médio as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). O programa de estudos para cada disciplina também está disponível na página do supletivo.

Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia seguinte à realização do exame pelo site do supletivo. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem um mínimo de 50% dos pontos em cada área de conhecimento. O resultado oficial dos Exames Supletivos será divulgado a partir do dia 24 de agosto, nos sites.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.