Terça-feira, 24 de abril de 2012, atualizada às 19h04

Professores iniciam negociação com a PJF e querem pauta específica

Thiago Stephan
Repórter
Professores

Representantes do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, 24 de abril, com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde. Em pauta, o início da negociação salarial da categoria. De acordo com coordenador-geral do Sinpro-JF, Flávio Bitarello, o esforço inicial será para o cumprimento da Lei 11.738, a Lei do Piso, mais precisamente em relação ao um terço da jornada de trabalho para atividades extraclasse.

"O secretário apresentou o mesmo índice de reajuste proposto às outras categorias, que é de 5,84%. Ele passou a negociação para a secretária de Educação [Eleuza Barbosa]. Vamos conversar com ela a questão do um terço de jornada extraclasse, que a Prefeitura já reconheceu que não cumpre. A partir dessa discussão é que vamos negociar o restante da pauta de reivindicações. Se for aplicar a lei ao pé da letra, a Prefeitura terá que reduzir a jornada de trabalho semanal para 13,6 horas em sala de aula. Atualmente, é de 15 horas", explica Bitarello, acrescentando que a expectativa é que a reunião com a secretária de Educação ocorra na quinta-feira, 26 de abril.

Também fazem parte da pauta de reivindicações dos professores o cumprimento integral da Lei 11.738 e o reajuste dos salários de todos os membros do quadro de carreira do Magistério em 22,22% (conforme repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb), entre outros pontos.

Segundo a assessoria de comunicação da SARH, foi apresentado o índice de reajuste linear de 5,84% também para os professores. Ainda de acordo com a assessoria, a categoria e a SARH voltarão a negociar somente após a conversa da categoria com a Secretaria de Educação. Somente após o encontro é que o restante da pauta específica será negociado.

Nesta quarta-feira, 25, será a vez do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu) se reunir com o secretário Vitor Valverde. Também está prevista reunião com os odontologistas do município para início de discussão sobre a pauta específica da categoria.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Professores iniciam negocia??o com a PJF e querem pauta espec?fica