Você sabia?

Por



Detalhes de Casamento

Foto e v?deo
O casal deve verificar e definir com clareza e por escrito os seguintes pontos:

  • Se o ?lbum est? incluso e descri??o de material do mesmo;
  • Se existe um n?mero m?nimo de fotos caso as outras n?o agradem;
  • Se existe n?mero m?ximo de fotos no pacote e quanto custa cada foto individual a mais; qual o tempo de filmagem;
  • Crit?rios para cancelamento do contrato;
  • Valor e formas de pagamento e data de entrega do material.

    M?sicas
    Geralmente o centro religioso possui alguns profissionais para indicar. Caso contr?rio, pegue indica?es com amigos e familiares que j? tenham usado estes servi?os. N?o deixe de certificar-se com a igreja a exist?ncia ou n?o de restri?es sobre este profissional e de seu repert?rio.

    Normalmente pessoas que prestam este tipo de servi?o possuem um caderno relacionando v?rias m?sicas e um est?dio com aparelhagem pr?pria para apresentar trechos das mesmas para os interessados. Desta forma, os noivos podem montar o repert?rio para a cerim?nia religiosa e/ou festa, se for o caso.

    Deve estar definido, por escrito, a ordem em que as m?sicas ser?o executadas, o tipo de m?sica, valor e formas de pagamento.

    Decora??o do centro religioso
    A escolha da decora??o, respeitando as devidas restri?es impostas pelo local, dever? ser acertada entre os casais do dia. O que e com quem for combinado dever? estar discriminado, por escrito, em contrato.

    Dia da noiva
    Estes servi?os s?o prestados por empresas especializadas, por lojas que comercializam vestidos de noivas, por centros de est?ticas ou mesmo por sal?es de beleza. ? necess?rio fazer uma pesquisa avaliando pre?o, servi?os oferecidos e qualidade. Tudo o que for acertado verbalmente dever? estar registrado em contrato: cabelo, unhas, maquiagem, depila??o, massagem; dia e hora de chegada e sa?da; se a noiva ser? vestida e sair direto deste local para a cerim?nia; valor e condi?es de pagamento.

    Transporte
    Ao alugar um ve?culo para transportar a noiva at? a cerim?nia ? necess?rio definir: modelo, cor, motorista e alguma outra condi??o especial; local onde buscar a noiva e se vai aguardar para leva-la para outro lugar; per?odo de loca??o e, se este tempo for ultrapassado quanto ser? cobrado pelo excedente; valor e condi?es de pagamento. Tudo deve ser registrado em contrato, assinado por ambas as partes.

    Direitos do consumidor
    O consumidor nunca deve esquecer de registrar tudo o que for combinado verbalmente em contrato, inclusive, e principalmente, condi?es para cancelamento do mesmo. Os espa?os em branco devem ser riscados. Uma via deste documento, assinada pelas partes, pertence ao consumidor.

    De acordo com o C?digo de Defesa do Consumidor, se o combinado n?o for cumprido, o consumidor poder?: exigir o cumprimento for?ado da obriga??o, nos termos da oferta, apresenta??o ou publicidade; aceitar outro produto ou presta??o de servi?o equivalente ou rescindir o contrato, com direito ? restitui??o da quantia paga, monetariamente atualizada.

    Ainda de acordo com o CDC, se o servi?o contratado apresentar v?cios de qualidade que os tornem impr?prios ao consumo ou lhes diminuam o valor, o consumidor tem direito a : reexecu??o dos servi?os, sem custo adicional e quando cab?vel; restitui??o imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, em eventual preju?zo de eventuais perdas e danos ou ao abatimento proporcional do pre?o.

    Como est? ? uma data ?nica e existem situa?es em que n?o h? como reparar certos tipos de problemas, o consumidor pode ingressar judicialmente e pleitear perdas e danos.


    Fonte: Funda??o Procon-SP

    Reclama?es: procure o Procon de Juiz de Fora
    Hor?rio de funcionamento: De segunda a sexta de 9h ?s 17h
    Telefones: 3690-8431/3690-8433/3690-8434/
    3690-8435/3690-8436/3690-8437

    Procon (Centro)
    Procon (Zona Norte)
    Avenida Get?lio Vargas, 200
    Centro - Juiz de Fora - MG
    CEP 36010-110
    Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 5351
    Nova Era - Juiz de Fora - MG
    CEP 36.087.000