Concerto no Central marca lançamento de CD da Sinfínica Mário Vieira

Por

Concerto no Central marca lan?amento de CD da Sinf?nica M?rio Vieira
Quinta-feira, 19 de dezembro de 2013, atualizada às 15h07

Concerto no Central marca lançamento de CD da Sinfônica Mário Vieira

O encerramento do projeto Luz da Terra em 2013 será marcado pelo lançamento do CD da Orquestra Sinfônica Mário Vieira, neste domingo, 22 de dezembro, no Cine Theatro Central. Sob a regência do maestro Guto Cimino, o grupo formado por jovens em início de carreira apresentará um repertório na linha clássico-crossover, ou seja, o erudito apresentado de uma maneira popular e vice-versa. A entrada é franca.

Dentre as peças a serem apresentadas, Um giorno per noi (Romeu e Julieta), Summertime (G. Gershwin), Live and let die (Paul McCartney), Garota de Ipanema (versão de Jobim Sinfônico), entre outras, todas com adaptação e arranjos de Guto. A orquestra terá participação especial do tenor Rinaldo Viana e do integrante do grupo Beatles Forever, Chico Bustamante.

Guto é professor de música pela UFRJ e atua no Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, de Juiz de Fora. Em 2006, junto com seu amigo e violinista Rafael Marcenes, teve a ideia de criar uma orquestra dentro do Conservatório, que em seu nome homenageia o primeiro professor de violino da escola e também um dos pioneiros na cidade com o instrumento, Mario Vieira. Os músicos integrantes da sinfônica são todos jovens que estão começando a carreira e têm planos futuros para a profissão.

120 bailarinos apresentam o espetáculo Dom

No sábado, 21, a companhia Ballet e Jazz Ira Cris apresenta o espetáculo Dom, reunindo no palco do Cine-Theatro Central, 120 alunos, entre crianças, jovens e adultos. O espetáculo começa às 20h, mostrando duas comunidades, uma nobre e um gueto, onde os integrantes de cada uma são chamados a participar de um teste em uma escola de artes. No final, ocorre a apresentação final da Escola de Artes, com a peça Peter Pan.

O espetáculo é construído através de números de balé clássico, jazz e dança de rua, tendo como coreógrafa e diretora geral Iramaia Nascimento, professora da companhia. O ingresso custa R$ 10.

Com informações da Assessoria da Pró-reitoria de Cultura da UFJF