Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013, atualizada às 12h40

UFJF oferece 251 vagas de intercâmbio


Da Redação
Universidade do Porto

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 251 vagas de intercâmbio, distribuídas em 32 instituições. Esse número representa um aumento de 63%, em relação ao último processo. O edital publicado na última quarta-feira, 23 de janeiro, pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) traz, ainda, quatro novas instituições de ensino: Universidade Paris 13 (França), Universidade do Minho (Portugal), Hankuk University (Coreia do Sul) e Universidade Agostinho Neto (Angola).

A UFJF oferecerá 60 bolsas de estudos no valor de R$ 9 mil, o dobro do número oferecido no último ano. A Universidade de Camerino da Itália passa agora a contar com duas bolsas; a Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires e a Universidade Nacional do Rosário, ambas argentinas, contam com uma bolsa cada; as universidades Agostinho Neto (Angola), Paris 13 (França), Minho (Portugal) e Hankuk (Coreia do Sul) contam com duas bolsas cada. Outras universidades que já possuíam bolsas tiveram seu número ampliado, é o caso da Universidade de Kanda (Japão), Passau (Alemanhã) e Aarhus (Dinamarca). Já a Universidade do Porto (foto), que segundo a assessoria da UFJF, é uma das mais procuradas pelos estudantes, está com 92 vagas disponíveis.

Inscrições

Os interessados já podem fazer as inscrições, sendo que a primeira etapa consistirá na entrega de documentos. Os candidatos devem apresentar formulário de currículo, termo de compromisso e carta de motivação. Os documentos precisam ser entregues em envelope lacrado e identificado com capa disponível neste link, na Central de Atendimento, até o dia 5 de fevereiro, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Porém, no último dia, ou seja, 5 de fevereiro, os documentos serão recebidos até as 16h. Também é necessário que o candidato efetue a confirmação online até as 23h59, do dia 5 de fevereiro, através de formulário hospedado no site da SRI.

O resultado da fase de análise do currículo será divulgado no dia 26 de fevereiro; as entrevistas terão início no dia 4 de março, quando as cartas de motivação serão analisadas por uma banca avaliadora. A entrega da comprovação de proficiência – a terceira etapa da seleção – tem prazo limite no dia 3 de abril. A quarta e última etapa da candidatura do estudante aprovado na instituição estrangeira acompanhará os calendários específicos oferecidos por cada instituição.

De acordo com a assessoria da UFJF, a Secretaria de Relações Internacionais disponibiliza o e-mail intercambio.sri@ufjf.edu.br para esclarecer as possíveis dúvidas. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone (32) 2102-3389.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - UFJF oferece 251 vagas de interc?mbio