Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013, atualizada às 19h10

UFJF rejeita pedido de anulação de provas de literatura do Pism III

Da Redação
UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)indeferiu os cerca de 90 recursos recebidos, referentes à prova de Literatura do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

Segundo da instituição, "na justificativa apresentada, a banca considera que 'o aluno não deve ser 'treinado' para ler textos e/ou autores específicos, mas sim, saber ler – em outras palavras, interagir, construir significação – qualquer texto de literatura."

Com isso, destaca que "as questões da prova não fogem aos programas porque o foco deles não foi cobrar conteúdos específicos previamente designados como pré-requisito para a sua execução. Ao contrário, as questões têm como prerrogativa exclusiva a avaliação da capacidade do candidato para lidar com textos de apelo estético, averiguando justamente a aquisição e consolidação dessas habilidades. Para tal, foram apresentados aos candidatos textos diante dos quais eles pudessem demonstrar o seu grau de aquisição e consolidação das habilidades e competências previstas e cumulativamente construídas ao longo das três séries do ensino médio".

Os recursos protocolados por estudantes e cursinhos de pré-vestibular são baseados na justificativa de que a instituição teria utilizado o conteúdo programado para o triênio 2011-2013, quando a seleção atual é referente ao programa de 2010-2012.

Oito pedidos deferidos

Até o momento, foram deferidos, ou aceitos, oito recursos, os quais se referiam às seguintes questões: 21 – Física e 38 – Química do Pism II; além da questão 7 - Biologia do Pism III.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - UFJF rejeita pedido de anula??o de provas de literatura do Pism III