Sexta-feira, 24 de maio de 2013, atualizada às 16h30

Inscrições do Enem encerram na próxima segunda-feira, 27 de maio


Da Redação
Enem

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 terminam às 23h59, da próxima segunda-feira, 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço do Enem. Para os estudantes que têm dúvidas, a página também traz um passo a passo com orientações detalhadas sobre como fazer a inscrição no exame.

A taxa de inscrição é R$ 35, e pode ser paga até o dia 29 de maio. Estão isentos os concluintes do Ensino Médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As avaliações são divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial será divulgado no dia 30 de novembro.

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá preencher 70% das vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo em que é utilizado a nota do Enem. Já os cursos a distância da instituição, irão utilizar unicamente a nota do Enem.

A UFJF oferece sete cursos de graduação a distância: bacharelado em Administração Pública, e licenciaturas em Computação, Educação Física, Física, Matemática, Pedagogia e em Química.

O exame

O Enem é destinado àqueles que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do Ensino Médio podem fazê-lo por meio do Enem

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.