• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Sexta-feira, 14 de março de 2014, atualizada às 15h21

    Mais de 16 mil alunos retornam às aulas na UFJF nesta segunda

    Volta às aulas

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta segunda-feira, 17 de março, cerca de 2.800 novos alunos de graduação nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Além dos calouros, outros 13.700 estudantes retornam às salas de aula para mais um período letivo após as férias.

    A instituição preparou uma programação especial para recepcionar a comunidade acadêmica. Na segunda-feira, entre 7h30 e 8h30, apresentações musicais de diferentes estilos, como MPB, choro, samba, música clássica, forró, pop e jazz, poderão ser apreciadas por quem passar pelos pontos de ônibus do campus de Juiz de Fora. A cantora Alessandra Crispin se apresenta em frente à Faculdade de Direito.

    Os alunos do turno da noite também poderão acompanhar os músicos, nos mesmos locais, das 18h às 19h. A organização do evento teve a preocupação de valorizar os talentos da própria UFJF, contando com a presença dos alunos do curso de Música, do Instituto de Artes e Design (IAD), de ex-alunos e servidores, além do quarteto de cordas do Pró-Música. A atração internacional fica por conta do grupo tcheco Sakra Buraja, que apresenta tendências da world music e do jazz fusion.

    Orientações acadêmicas

    Além da festividade, a semana será marcada pela divulgação de informações importantes aos calouros. Grupos de bate-papos pretendem reunir os ingressantes nas próprias unidades acadêmicas. Diferentemente dos anos anteriores, quando os encontros aconteciam na Reitoria, esta edição irá levar as orientações sobre o universo acadêmico, como bolsas de treinamento profissional e iniciação científica, oportunidades de assistência estudantil e intercâmbio, até os estudantes. Os bate-papos terão início na terça-feira, 18, e seguem até sexta-feira, 21, de acordo com o cronograma. Os participantes ainda receberão um kit de boas-vindas da UFJF, com pasta, squeeze dobrável, caneta e pen drive de 4GB.

    Já no campus avançado, o bate-papo acontece na semana seguinte, no dia 25 de março, terça-feira, no Teatro Atiaia, e terá a presença do reitor Henrique Duque. "Com a calourada, a UFJF procura manifestar a satisfação em receber os novos alunos e passar uma sensação de acolhimento. A entrada deverá ser festiva, alegre, mas também com informação para o estudante, que aos poucos irá descobrir mais sobre sua nova 'casa'", diz o secretário adjunto de Comunicação Rodrigo Barbosa.

    O calouro também pode buscar ajuda no Manual do Calouro, página que contém informações sobre horários e linhas de ônibus para o campus, refeições no Restaurante Universitário (RU) e outras dicas de "sobrevivência" na Universidade. Além disso, a página da UFJF no Facebook sempre adianta as novidades sobre o dia a dia na instituição.

    Cadastro de medula e doação de sangue

    Os alunos terão a oportunidade de realizar o cadastro como doador de medula óssea através da ação do Hemominas que ocorre no dia 18, terça-feira, das 8h às 12h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. Será feita a coleta de amostra de sangue para testes, os resultados serão armazenados e a partir daí realiza-se o cruzamento dos dados do doador com os pacientes que necessitam de transplante. Já no dia 25 o Hemominas retorna ao anfiteatro, das 8h às 13, para a coleta de doações de sangue.

    Som de Domingo e Leitura no Campus

    Encerrando a programação, no dia 30 de março ocorre o Som de Domingo especial com a banda Montreux e o Leitura no Campus, das 10h às 12h. O grupo é formado por alunos de Engenharia da UFJF e possui repertório com influência de bandas como Led Zeppelin, Queen, Pink Floyd e Deep Purple. Para o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, proporcionar a oportunidade para a banda aparecer no cenário universitário é o objetivo do projeto Som de Domingo.

    Em sua quarta edição, o Leitura no Campus disponibilizará livros infantis e gibis para as crianças, jornais e revistas para os adultos, contadores de história e varal de desenhos. As atividades ocorrem no estacionamento próximo ao Centro de Vivência.

    Com informações da Secretaria de Comunicação da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.