Futuro no Cal?ad?o Primeiro rob? que fala, anda e gesticula de Juiz de Fora, passeia pelo Cal?ad?o e chama aten??o das pessoas na cidade

Ricardo Corr?a
Rep?rter
17/05/2006
Clique no ?cone ao lado e veja imagens do passeio do rob? da ACESSA.com pelo Cal?ad?o da Rua Halfeld. Pessoas se surpreenderam pelo caminho

Veja!

Ele desceu a rua Halfeld, parou, gesticulou e falou, como todos costumam fazer dia ap?s dia. Mas, ao contr?rio de todo mundo, chamou aten??o. E pelo simples fato de que, mesmo andando como gente, falando como gente e gesticulando como gente, n?o era gente. O rob? feito para comemorar os 10 anos da ACESSA.com fez sucesso enquanto desfilou pela mais famosa rua da cidade.

O aposentado e aut?nomo, Casemiro de Jesus, foi o primeiro a se surpreender. Quando o rob? ainda estava parado, sendo preparado para o "desfile", ele ainda n?o acreditava:

"? uma brincadeira, n?? N?o vai andar nem falar n?o", dizia ele, para depois reconhecer. "J? estou achando interessante essa obra, e se ele fizer isso tudo que est?o falando, a? vou achar mais interessante ainda", contou o vendedor, que puxou as palmas quando o rob? come?ou a se mover.

E da Batista de Oliveira at? o local em que parou, pr?ximo ao Cine-Theatro Central, o rob? atraiu aten?es e coment?rios de quem passava:

"Quanto custa um desses?", perguntou um. "De quem ??", questionou outro. "Deixa eu controlar um pouquinho", ousou um terceiro. "Ele pode jogar no lugar dos atacantes do Flamengo", brincou um mais animado.

E assim ele foi. Desfilando e chamando principalmente a aten??o das crian?as, que queriam ficar perto, ouvir ele dizer o nome delas, mexer os bra?os e andar. Mas n?o eram s? as crian?as que se surpreendiam. A tecnologia nova, do rob? mais complexo j? feito na cidade at? agora, deixou adultos virando o pesco?o, abaixando a cabe?a e interrompendo, por alguns minutos, sua vida agitada, para ver aquela pecinha de metal que tentava imitar os humanos, com ?xito.

Em certo ponto, parou ao lado de um artista que divertia o p?blico em frente ao Central. A aten??o para o rob? foi tanta, que o artista parou o show e foi l? beij?-lo e fazer fotos ao lado dele. Apesar de perder a aten??o de seu p?blico, n?o perdeu o bom humor de seu trabalho. "Gostei do rob?, dizia v?rias vezes entre gargalhadas".

Tecnologia

Para fazer o que o homem faz com facilidade, o rob? precisou ser preparado com as principais ferramentas tecnol?gicas de que um grupo de estudantes da UFJF dispunha. Acostumados a fazer rob?s pequenos, que disputam competi?es e encantam o p?blico, dessa vez o desafio da turma do Fatori?ticos era maior. Os alunos da Faculdade de Engenharia El?trica da UFJF tinham que montar um rob? grande, que andasse, falasse e gesticulasse. E tudo isso em tempo recorde: em duas semanas o rob? j? estava pronto."Foi r?pido, mas j? t?nhamos uma estrutura montada", explica Bruno Roque, um dos integrantes.

F?bio Celestino, que a maior parte do tempo faz a voz do rob?, exalta os objetivos conquistados pelo grupo.

"Nunca foi feito um rob? dessa dimens?o. Principalmente para exposi??o, para ser mostrado na rua assim", contou, e lembrou quais as inova?es do projeto.

"As novidades s?o o ?udio, os bra?os se movimentando, a c?mera que filma e transmite para um receptor que entrega para uma entrada de ?udio e v?deo de televis?o. No nosso caso estamos usando um monitor de LCD, que ? port?til. No caso do som, usamos um programa que distorce a voz, cria uma voz met?lica", explica F?bio, que estava sempre pr?ximo de Marcelo Ferreira Leite C. Macedo, o respons?vel pela movimenta??o do rob?, atrav?s de um controle remoto.

Mais do que ressaltar a import?ncia do projeto neste momento, F?bio lembra o que pode-se esperar para o futuro, j? imaginando as novas gera?es de rob?s que podem ser criadas.

"Imaginamos que depois j? poder?amos colocar um notebook e o rob? levaria a internet para o p?blico, atrav?s de internet wirelles em rodovi?rias, centros empresariais. Esse ? mais um passo que se abre com a cria??o desse projeto", ressalta F?bio Celestino.

Aposta no que ? daqui
A ACESSA.com, por ser uma empresa da cidade, n?o deixa de apoiar iniciativas de Juiz de Fora. E ? nesse contexto que resolveu deixar nas m?os desses estudantes da UFJF a miss?o de montar o projeto que chamou aten??o da cidade. A inciativa foi apoiada, por exemplo, pelo presidente da C?mara dos Dirigentes Lojistas de JF, Vandir Domingos, que viu o rob? em a??o no Cal?ad?o.

"Acho que essa id?ia da ACESSA.com em apoiar essa equipe de estudantes ? interessante. Espero que essa id?ia fa?a escola e traga mais sensibilidade para os empres?rios da cidade. Eu vi com certa facilidade isso porque a ACESSA.com ? uma empresa daqui e est? apoiando algo que ? daqui tamb?m", lembrou Vandir, que foi al?m.

"As pessoas se diferenciam de v?rias formas e n?o adianta s? dizer que tenho um pre?o mais baixo, por exemplo. ? preciso inovar para fazer diferen?a", analisa Vandir Domingos.

E assim, fazendo diferen?a, mas tentando fazer igual a qualquer um ser humano, o primeiro rob? desceu o Cal?ad?o. Mostrando que, mais do que comemorar as conquistas at? aqui, a cidade olha para frente, para o futuro e para tudo o que se abrir a cada vez que o homem tem uma id?ia e coloca ela em pr?tica.