Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016, atualizada às 11h43

Marcus David e Girlene Silva são eleitos para reitoria da UFJF

UFJF

Depois da disputa realizada em dois turnos, Marcus David e Girlene Silva, da Chapa 1 “Reconstruir a UFJF” foram escolhidos como reitor e vice-reitor pela comunidade acadêmica, com 57,2% dos votos, contra 42,58% da Chapa 3, representada por Dimas Araújo e Hélio Antônio da Silva. A porcentagem respeita a paridade entre docentes, técnico-administrativos (TAEs) e discentes. Marcus David e Girlene Silva venceram em todos os três segmentos, com 63,57% dos votos dos alunos, 59,89% dos professores e 52,37% dos TAEs. Veja aqui o resultado detalhado.

O Conselho Superior da instituição deve ser reunir na semana após o Carnaval para aprovar uma lista tríplice, encabeçada pela chapa vencedora, a ser enviada ao Ministério da Educação, para que os nomes sejam efetivados pelo Governo federal e os escolhidos possam tomar posse.

O processo de eleição foi iniciado em dezembro de 2015 após a renúncia do então reitor Julio Chebli e contou com a inscrição de três chapas. No primeiro turno, realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, a Chapa 1, de Marcus David e Girlene, com 42,75% dos votos e a Chapa 3, de Dimas e Hélio, com 32,10%,  derrotaram os candidatos Rubens e Léo, da Chapa 2, que tiveram 25,13% dos votos válidos.

Outros dados sobre a apuração podem ser consultados no site da Comissão Eleitoral.

Perfil

Marcus David é doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Formou-se em Economia pela UFJF em 1988 e, no ano seguinte, se graduou também em direito, pelo Instituto Vianna Júnior. Em 1994, obteve o título de mestre em Administração pela UFRJ e iniciou sua carreira como professor da UFJF na então Faculdade de Economia e Administração, em 1997.

É professor associado do Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF.

Na Universidade, ocupou vários cargos administrativos e esteve à frente da direção da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis entre 2010 e 2014. Foi pró-reitor de Administração, pró-reitor de Finanças e Controle, diretor Financeiro e ainda presidente do Conselho Diretor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE). Desempenhou também as funções de chefe do Departamento de Finanças e Controladoria.

Girlene Silva é doutora pela Escola de Enfermagem da USP e concluiu seu pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ, além de ter feito estágio doutoral em Paris. Graduou-se em Enfermagem em 1992, pela Universidade Federal do Piauí e tornou-se mestre na área pela Escola de Enfermagem Anna Nery, na UFRJ. Neste mesmo ano, iniciou sua carreira na UFJF como professora auxiliar. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem, onde já ocupou o cargo chefe. Também é professora do quadro efetivo no Mestrado em Enfermagem e no Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina. Girlene ocupou o cargo de diretora da Faculdade de Enfermagem entre 2010 e 2014.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.