Sexta-feira, 6 de maio de 2016, atualizada às 11h45

Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa até o dia 16 de maio, em todo o país. O concurso de produção de textos é direcionado aos alunos de escolas públicas, do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

O tema “Escrevendo o Futuro – O Lugar Onde Vivo” dará aos alunos a oportunidade de escrever e contar a realidade em que vivem, refletindo sobre pontos referentes à territorialidade local. O objetivo do MEC é proporcionar situações ligadas à oralidade e produção textual, fortalecendo a participação na sociedade e ampliando a formação da cidadania democrática.

As atividades da olimpíada estão divididas em quatro categorias: os alunos do quinto e sexto anos escreverão poema; sétimo e oitavo produzirão textos de memórias literárias; nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio redigirão crônica; e segundo e terceiro anos do ensino fundamental, um artigo de opinião.

Neste ano, os primeiros cem mil professores inscritos receberão um DVD com o material “Coleção da Olimpíada”, que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais. O regulamento completo pode ser consultado no, site onde podem, também, ser realizadas as inscrições.

Com informações da PJF

ACESSA.com - Inscri?es para a Olimp?ada de L?ngua Portuguesa s?o prorrogadas