Universidade Federal deve abrir concurso ainda este ano Governo Federal negocia com servidores t?cnico administrativos
a realiza??o de processo seletivo com cinco mil vagas

Renata Cristina
Rep?rter
18/06/2007

Cinco mil vagas devem ser abertas para as Universidades Federais ainda este ano. A negocia??o de um concurso nacional ? realizada pelos t?cnicos administrativos, em greve desde o dia 28 de maio. De acordo com Paulo Dimas, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf), todas as institui?es de ensino superior est?o carentes de m?o-de-obra.

"Na ?ltima sexta, 15, em reuni?o com o comando de greve em Bras?lia, a proposta foi bem recebida pelo Minist?rio do Planejamento", esclarece Dimas. As vagas seriam apenas para cargos t?cnicos e n?o contemplariam professores. Parte do efetivo seria direcionado aos Hospitais Universit?rios de Ouro Preto (MG) e Dourados (MT), sendo que o restante seria distribu?do em outros estados para repor aposentadorias, ?bitos e demiss?es volunt?rias. "N?o sabemos quantas vagas v?o sair para a UFJF. Tudo isso ainda est? em discuss?o", afirma o coordenador.

Outros pontos acatados pelo Governo e que devem ser debatidos em encontro nesta quinta, 21, s?o o alinhamento de tabela salarial e a libera??o de R$ 90 milh?es para implanta??o de um plano de sa?de para os servidores. Uma assembl?ia entre os servidores da UFJF tamb?m est? prevista para esta quarta, dia 20.

Al?m do reajuste salarial, a classe pretende conseguir a reestrutura??o da tabela de sal?rios-base e garantir o direito de greve, abalado pelo projeto de lei , que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.

O grupo reivindica, ainda, igualdade de direitos entre servidores ativos e aposentados e a retirada do Projeto de Lei Complementar PLP 01/07 do Congresso Nacional - considerada por eles como uma proposta que limita o crescimento real da folha de sal?rios dos servidores em 1,5%, assim como gastos com recursos humanos no servi?o p?blico. A greve tamb?m acontece contra a proposta de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.