Sexta-feira, 22 de outubro de 2010, atualizada às 16h

Mais de quatro mil disputam 21 vagas no Programa Jovem Aprendiz em JF

Da Redação

Em Juiz de Fora, as 21 vagas no Programa Jovem Aprendiz, que visa inserir jovens no mercado de trabalho, serão disputadas por 4.386 pessoas. Até o dia 26 de outubro, serão expedidas correspondências para a residência de todos os candidatos, informando local e horário de realização das provas, as quais serão aplicadas no dia 15 de novembro.

Os candidatos responderão a 60 questões divididas em três disciplinas: português, matemática e
ciência, com conteúdos do ensino fundamental. A divulgação dos gabaritos será no dia 18 de novembro, a publicação do resultado no Diário Oficial da União, no dia 29 de novembro, e a contratação será a partir de 2 de janeiro de 2011. Os aprendizes receberão R$ 232, além de vale- transporte, vale-refeição ou alimentação, uniforme e atendimento médico-odontológico ambulatorial.

O jovem será contratado por um período de dois anos e terá uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Desse total, oito horas são destinadas à formação técnico-profissional em auxiliar administrativo, com aulas ministradas nas escolas do Senai, ou, quando estas não existirem na localidade, em outro órgão do sistema "S" (Senac, Senar, Senat ou Sescoop) ou em escolas técnicas de educação (Cefets). Nas 12 horas semanais restantes, o aprendiz se dedicará às atividades de iniciação profissional que serão desenvolvidas nas unidades administrativas dos Correios.

O candidato deve ter entre 14 e 21 anos e estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino fundamental. Não há limite máximo de idade para os portadores de deficiência que queiram participar do processo seletivo, sendo que para eles estão destinadas 5% das vagas oferecidas. 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Os estudantes que irão tentar o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem ficar atentos para os diferentes níveis de dificuldade que vão encontrar pela frente. Isso porque, este ano, a primeira fase da seleção para a UFJF será substituída pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, em algumas disciplinas, pode não trazer questões tão específicas, quanto às que virão na segunda fase da UFJF.