Mulher profissional: poder atrav?s do trabalho remunerado

Por

Elizabeth Soares 9/3/2009

Mulher profissional: poder atrav?s do trabalho remunerado

Em comemora??o ao Dia da Mulher fui convidada para dar uma palestra e falar da atua??o da mulher no mercado de trabalho e os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela mulher moderna. Em um espa?o aberto e gratuito ao p?blico, fui surpreendida com o interesse e participa??o de mulheres querendo compreender seu papel, bem como os desafios que ainda precisam ser superados. Encontrei mulheres de diferentes idades querendo trocar id?ias e compreender a si mesmas. O objetivo por tr?s de tanto interesse: a conquista de uma vida com maior satisfa??o e alegria.

Se conseguirmos olhar para o tema numa perspectiva mais ampla, vamos notar que os pap?is que a mulher moderna desempenha se multiplicaram ap?s uma grande e r?pida evolu??o que aconteceu no mundo nas ?ltimas d?cadas.

Para ocupar um lugar no mercado de trabalho, ? quase inevit?vel que a mulher negligencie algumas ?reas de sua vida. Na pr?tica, observamos que a motiva??o para o trabalho deve ser muito forte a fim de que ela siga em frente e abra m?o, pelo menos, por algum tempo, de aspectos tais como: sa?de, fam?lia, exerc?cios f?sicos, filhos etc.

Se voc? est? sentindo necessidade de repensar sua pr?pria vida e avan?ar um pouco mais, experimente come?ar escrevendo o que voc? entende por ser uma mulher realizada e bem sucedida. Onde voc? espera chegar? O que deseja conquistar? Fa?a uma lista de algumas metas pessoais. Este ? o primeiro passo para que voc? decida quais caminhos deseja seguir. ? conveniente que voc? estabele?a prioridades em sua vida. A partir da?, comece a acompanhar que tipo de pensamentos voc? tem a respeito de voc? mesma e da capacidade que voc? julga possuir para chegar onde quer. Lembre-se de que seus pensamentos ir?o gerar suas emo?es e, consequentemente, afetar?o suas atitudes. Seu jeito de pensar est? lhe ajudando ou lhe travando?

Saiba que um n?mero significativo de mulheres j? deixaram de lado o papel de oprimidas e v?timas para influenciar os dados reais apurados pelo IBGE. Veja abaixo estes dados interessantes que retratam a evolu??o da mulher na sociedade atual:

  • Entre 1950-60 uma mulher possu?a de quatro a seis filhos em m?dia. Hoje a m?dia caiu para 2,2;
  • O n?mero de mulheres chefes de fam?lia cresceu 79% entre 1996 e 2006. O n?mero de homens chefes de fam?lia aumentou 25% nesses dez anos.

Notamos que a mulher que, em d?cadas anteriores, dedicava-se quase em tempo integral para gerar e criar seus filhos, hoje, demonstra querer mais tempo para evoluir em outros aspectos. Al?m disto, as mulheres nos ?ltimos dez anos passaram a assumir o controle de suas pr?prias casas impondo limites a uni?es conjugais consideradas prejudiciais para sua vida e, muitas vezes, dos pr?prios filhos. Para as mulheres que, historicamente, vivenciavam uma rela??o de depend?ncia financeira do homem, este parece ser um fator motivacional bastante forte para superar as dificuldades exigidas da mulher multi-fun?es: o poder de pagar as contas de casa e escolher um relacionamento com base no bem estar que ele pode trazer para sua vida.

Os avan?os foram muitos. ? tudo uma quest?o de tempo, atitudes e supera??o.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com