Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014, atualizada às 14h53

40 mil pessoas devem desfilar na Banda Daki neste sábado em JF

A Guarda Municipal de Juiz de Fora estará presente no apoio ao desfile da Banda Daki, que acontece neste sábado, 1º de março. Estão escalados para o evento 43 guardas municipais, sendo 36 homens e 7 mulheres. Eles atuarão em prevenção ostensiva nas praças públicas de domínio do município localizadas no trajeto do desfile, bem como em apoio a agentes de trânsito e à fiscalização de posturas, que empenhará cerca de 20 fiscais somente para a Banda Daki e área central.

O trabalho será voltado para a atividade-fim da Guarda Municipal, na proteção dos bens, serviços e instalações do município. Haverá guardas nos postos fixos no Parque Halfeld, na Praça do Riachuelo e no Espaço Cidadão Centro (antigo JF Informação). A equipe móvel de supervisão fará ponto-base nas imediações da concentração e dará suporte aos demais postos, assim como à equipe de motopatrulhamento.

Com estimativa de público de 40 mil participantes, a saída da concentração está marcada para 12h30, mas a GM já estará de plantão a partir das 11 horas. Já a atuação junto com os fiscais de posturas da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) tem início às 8 horas e contará com duas equipes escaladas para cobrir dois turnos de trabalho.

Os fiscais de posturas, juntamente com a Guarda Municipal, vão atuar de forma preventiva, atentando para o cumprimento das regras para o comércio ambulante. Haverá também orientação sobre a proibição de comercialização e consumo de bebidas acondicionadas em garrafas de vidros (Decreto Municipal 11845/14) e a venda de "chup-chup", "sacolé", mistura de suco com bebida alcoólica, produtos de origem duvidosa. Os vendedores ambulantes que estiverem com carrinhos, carretas, pranchas ou similares só poderão circular nas laterais da Avenida Rio Branco, não devendo entrar na faixa central, sob pena de terem seus produtos apreendidos. Havendo necessidade de apreensão de mercadoria, a Fiscalização da Prefeitura será acionada para medidas administrativas.

Serão proibidas, ainda, a comercialização, distribuição e utilização de produtos identificados como "serpentina metalizada", "Chuva de prata metalizada" e similares (Lei Municipal 12398/11). A Lei Estadual 20374/12 também proíbe a produção, a distribuição, a comercialização, e a utilização, no Estado, destes mesmos materiais.

Homenagem

Antes do show, no entanto, a Banda Daki irá entregar ao vereador Isauro Calais (PMN) a Comenda da agremiação carnavalesca, entregue pela primeira vez em 2014 aos que contribuem com o Carnaval da cidade. Isauro é o autor da lei que transformou a banda em patrimônio Cultural de Juiz de Fora. A entrega será feita por Zé Kodak na concentração do desfile, por volta das 11h30.

Trânsito

Para a realização do evento, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) promoverá intervenções no transporte e no trânsito na área central da cidade, a partir da meia-noite de sábado. As alterações serão realizadas à medida que o evento for se desenvolvendo e contará com a atuação e o apoio de agentes de trânsito e de policiais militares. A liberação da avenida Barão do Rio Branco está prevista para às 19 horas, podendo evoluir de acordo com a avaliação do responsável pelo policiamento de trânsito. Será garantido aos moradores, de toda a área interditada, o acesso às suas residências.

A partir de meia-noite será impedido o estacionamento nas ruas Jarbas de Lery dos Santos e Roberto de Barros e na avenida Presidente Itamar Franco, entre a Avenida Barão do Rio Branco e rua Batista de Oliveira. Também a partir deste horário será invertida a circulação da rua Rei Alberto, que passará a operar no sentido avenida Barão do Rio Branco/rua Santo Antônio.

A partir das 17 horas será proibido o estacionamento de veículos na rua Paulo de Frontin. Entre 8h30 e 13 horas serão interditadas as seguintes vias: avenida dos Andradas, entre as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Silva Jardim; rua Paula Lima, entre a rua Doutor João Pinheiro e a avenida dos Andradas; rua Santo Antônio, entre as ruas Barão de Cataguases e Paula Lima.

Às 12 horas será impedido o trânsito de veículos nas seguintes vias: avenida Barão do Rio Branco (pista central), entre a rua Barão de Cataguases e a avenida Doutor José Procópio Teixeira; avenida Barão do Rio Branco (pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor), entre as ruas Barão de Cataguases e Espírito Santo; avenida Barão do Rio Branco (pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório), entre as ruas Espírito Santo e Barão de Cataguases; rua Santa Rita, entre a rua Batista de Oliveira e a avenida Barão do Rio Branco; rua Fernando Lobo; rua Floriano Peixoto, entre a rua Santo Antônio e a avenida Getúlio Vargas.

Entre 8h30 e 12 horas a circulação está planejada para ser realizada da seguinte forma:

- A rua Santo Antônio, entre as ruas Barão de Cataguases e Paula Lima, estará interditada, devendo os veículos com destino à zona norte seguirem pela ruas Barão de Cataguases, Doutor João Pinheiro, Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Avenida dos Andradas.

- O tráfego de veículos na Avenida dos Andradas, com destino à zona sul, será desviado na interseção com a rua Mariano Procópio, em direção à avenida Barão do Rio Branco (Mergulhão). O fluxo na avenida dos Andradas será desviado para as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Doutor João Pinheiro.

- No momento em que a Banda Daki cruzar a rua Barão de Cataguases, entre as avenidas dos Andradas e Barão do Rio Branco, o tráfego de veículos, sentido Centro/Zona Norte e Cidade Alta, deverá ser desviado para as avenidas Francisco Bernardino, Barão do Rio Branco, rua Marechal Setembrino de Carvalho, avenida Brasil (margem esquerda), rua Américo Lobo e Ponte Domingos Alves Pereira.

- Os desvios serão efetuados pelos agentes de trânsito e/ou policiais militares, podendo haver alteração de horário, de acordo com a avaliação do supervisor ou técnico responsável pelo trânsito no dia do evento.

- Durante o período de desfile na avenida Barão do Rio Branco, entre as avenidas dos Andradas e Getúlio Vargas, o controle de trânsito será feito pelos agentes de trânsito e/ou policiais militares de forma dinâmica, interditando e liberando as vias em função da passagem da banda.

Para após as 12 horas são indicados os seguinte desvios: no sentido Manoel Honório/Bom Pastor, Avenida Barão do Rio Branco e Rua Barão de Cataguases. No sentido oposto, avenidas Barão do Rio Branco, Presidente Itamar Franco, Barão do Rio Branco e Rua Espírito Santo.

Serviço de táxi

Os táxis do ponto de número um, localizado no Parque Halfeld, deverão entrar e sair pela rua Marechal Deodoro, não podendo acessar a avenida Barão do Rio Branco. O ponto de táxi livre, número três, situado na rua Floriano Peixoto, ficará liberado, devendo o taxista circular pela rua Santo Antônio. O ponto de táxi de número cinco, localizado na Catedral Metropolitana, será transferido para a rua Fernando Lobo, devendo os taxistas acessarem e sair do mesmo pela rua Santo Antônio. Já o ponto de táxi da rua Paulo de Frontin será desativado.

ACESSA.com - 40 mil pessoas devem desfilar na Banda Daki neste s?bado em JF