Quarta-feira, 25 de julho de 2007, atualizada ?s 13h50

Professores e pesquisadores de p?s-gradua??o podem se inscrever para interc?mbio na Argentina


Guilherme Ar?as
*Colabora??o

Professores e pesquisadores ligados a programas de p?s-gradua??o de institui?es de ensino superior do Brasil podem se inscrever para o interc?mbio acad?mico na Argentina. As inscri?es v?o at? o dia 31 de julho e os programas de p?s-gradua??o devem ter sido avaliados pela Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (Capes), preferencialmente, conceitos 5, 6 ou 7.

De acordo com a Assessoria de Coopera??o Internacional da Capes, nas pr?ximas edi?es, o programa pretende focar as ?reas das engenharias, embora sem deixar de atender ?s demais. A ag?ncia est? integrada ao Programa Inova Engenharia, que re?ne 17 institui?es e ?rg?os federais, ao Programa de Moderniza??o das Engenharias e ? Pol?tica Industrial, Tecnol?gica e de Com?rcio Exterior (Pitce) do governo federal.

O programa de interc?mbio ? uma parceria da Capes com a Secretaria de Ci?ncia, Tecnologia e Inova??o Produtiva (SECyT), do Minist?rio de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Argentina.

Criado em 1998, para fortalecer o interc?mbio de pesquisadores brasileiros e argentinos em todas as ?reas do conhecimento, o Programa Capes-SECyT j? financiou 132 projetos, dos quais 36 est?o em execu??o atualmente. O Capes-SECyT concede bolsas de estudos, em n?vel de doutorado-sandu?che e p?s-doutorado, al?m de apoio financeiro para di?rias, material de consumo e aquisi??o de passagens a?reas para professores e alunos.

Mais uma parceria

A rela??o acad?mica entre Brasil e Argentina d? mais um passo na busca da integra??o entre os pa?ses. Doutorandos brasileiros e argentinos ter?o t?tulo reconhecido automaticamente em ambas as na?es.

Pelo acordo, firmado entre a Capes e a Secretaria de Pol?ticas Universit?rias da Argentina, estudantes brasileiros podem completar seu doutorado em cursos selecionados de universidades da Argentina e bolsistas daquele pa?s vir?o para institui?es brasileiras para cursos recomendados pela Capes.

O primeiro edital deve beneficiar as ?reas das engenharias e ci?ncias da computa??o. Os candidatos devem estar inscritos na universidade de origem no primeiro ano de tese e v?o ter dupla orienta??o. A sele??o dos estudantes vai respeitar a regulamenta??o adotada pela universidade hospedeira, sendo submetida para aprova??o a cada pa?s parceiro.

Mais detalhes da sele??o ainda v?o ser definidos pelas duas institui?es parceiras. O novo acordo ser? assinado no final de agosto.

Fonte: MEC e Capes

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF