Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013, atualizada às 20h15

Segundo dia de provas do Pism registra 1.152 candidatos faltosos

Cintia Charlene
*Colaboração
pism

No segundo dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta segunda-feira, 21 de janeiro, 13,475 candidatos estiveram presentes nas provas dos módulos I, II e III. Os números revelam que 1.152 alunos deixaram de fazer as provas, cerca de 7,87% do total de inscritos.

No último domingo, dia 20, primeiro dia das provas, 13.543 estudantes estiveram presentes. Na data, foram contabilizadas sete ocorrências envolvendo celular. Nesta segunda-feira, foi registrado um caso.

Recursos

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou, até as 12h dessa segunda-feira, 17 pedidos de recursos em relação às provas e gabaritos de domingo. A Pró-Reitoria de Graduação tem até 72 horas para julgar os recursos.

Algumas questões causaram polêmicas, o que fez com que vários colégios da cidade entrassem com recurso. Professores do curso Cave entraram com recursos para as provas de física do Pism I (questão 24) e Pism II (questão 23), além da prova de biologia do Pism II (questão 16), Pism III (questão 7). O maior problema encontrado pelos professores foi na prova de literatura do Pism I, com três questões debatidas; além de haver contestação das cinco questões do Pism III. A alegação é de que o conteúdo proposto na prova não foi proposto no edital.

Com isso, muitos alunos estão se sentindo lesados. É o caso do estudante Guilherme Leal, que está fazendo provas para o Pism III, concorrendo a uma vaga para o curso de Direito. "No geral, as questões objetivas estavam dentro do proposto, mas a prova de literatura trouxe temas tratados no primeiro ano e o que estava proposto no edital não caiu. Achei que a instituição iria se posicionar sobre o caso, mas não, apenas divulgaram o gabarito. Por isso, muitos estudantes estão entrando com recurso contra a prova de literatura. Espero que tenha algum efeito', desabafa o estudante.

Último dia

Nesta terça-feira, 22, a maratona chega ao fim. Os participantes do Pism I e II farão provas de Literaturas, Física, Biologia e História. Os do terceiro módulo das áreas de Economia e Administração e de Ciências Humanas, respondem aos conteúdos de Geografia e História, e os das áreas de Exatas e de Saúde, às disciplinas de Física e Química.

Resultados

As notas do módulo III serão divulgadas no dia 25 de fevereiro. Os participantes devem lembrar que cada etapa tem peso diferente (I peso 2; II peso 3 e III peso 5). O resultado final com os aprovados sai no dia 4 de março. Os candidatos dos dois primeiros módulos ficam sabendo suas notas no dia 1º de abril.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Segundo dia de provas do Pism registra 1.152 candidatos faltosos