Quinta-feira, 11 de outubro de 2007, atualizada ?s 16h30

Juiz de Fora supera meta nacional em doa??o de sangue


Marinella Souza
*Colabora??o

O Hemominas completa 20 anos de atua??o em Juiz de Fora comemorando a m?dia de 2,7% doa?es por ano contra 1,8% anuais do Brasil. Para a respons?vel pela capta??o de doadores, Ana Elisa Alvim, essa m?dia ? resultado de uma campanha bem estruturada durante todo o ano e de coletas externas realizadas pela institui??o nas cidades vizinhas.

O Hemominas come?ou a funcionar na cidade no dia 25 de setembro de 1987 e para comemorar a data foi preparada uma programa??o especial durante os meses de outubro e novembro. Outubro est? sendo dedicado ? capacita??o profissional dos funcion?rios e novembro, o m?s do doador, ser? a vez de incentivar e valorizar a doa??o.

No pr?ximo dia 30 de outubro, haver? uma solenidade p?blica de comemora??o, que ir? homenagear o primeiro doador de medula ?ssea, Alexandre Lima; o doador de sangue mais antigo da cidade, Luiz Carlos de Almeida(leia a mat?ria), bem como as crian?as que participam do projeto "Doador do Futuro", que visa criar uma conscientiza??o solid?ria nesses pequenos formadores de opini?o.

Ana Elisa avalia positivamente esses 20 anos de hist?ria do hemocentro em Juiz de Fora. Para ela, a meta s? n?o ? atingida porque "a causa ? jovem. At? a d?cada de 80 a doa??o era remunerada, o que acarretava um sangue n?o-seguro, aumentando a contamina??o. A doa??o volunt?ria ? um desafio, trata-se de uma cultura lenta."

Para o m?s do doador est?o agendadas entrega de brindes aos doadores e uma premia??o dos mesmos por tempo de doa??o. Neste per?odo, h? um aumento significativo da participa??o da comunidade, que se v? bastante envolvida com a causa. Ana Elisa ressalta a import?ncia dessa atitude solid?ria. "O sangue n?o tem substituto artificial, ? uma terapia que depende do outro, portanto, ? importante que as pessoas se conscientizem disso e percam o medo de doar"

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF