Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 13h

Jovens de 15 a 17 anos devem fazer cadastro para receber benef?cio do Programa Bolsa Familia



Renata Solano
*Colabora??o

Os adolescentes de 15 a 17 anos de fam?lias carentes com acompanhamento da freq??ncia escolar registrado no Sistema da Freq??ncia Escolar ou ?queles que possuam c?digo Inep v?lido e atualizado h? menos de 12 meses no Cadastro ?nico podem ser beneficiados pelo Programa Bolsa Fam?lia, a partir de mar?o. Segundo a assessoria da Secretaria de Politica Urbana (SPU), n?o h? prazo para as inscri?es, pois trata-se de um recadastramento daqueles que j? recebiam o benef?cio.

Para garantir o acesso ao benef?cio, a Secretaria de Pol?tica Social, que ? gestora do programa em Juiz de Fora, est? convocando as fam?lias com membros nesta faixa et?ria para a atualiza??o do cadastro junto ao ?rg?o.

O Benef?cio Vari?vel Jovem (BVJ), no valor de R$ 30, segundo a secret?ria de Pol?tica Social e gestora do programa Bolsa Fam?lia, Vanessa Bejani, tem como fun??o oferecer oportunidade para as fam?lias manterem seus filhos nas escolas.

Para continuar recebendo o beneficio, depois do cadastro, ? preciso que as fam?lias mantenham matriculados todos os seus adolescentes na escola, e garantam 75% de freq??ncia escolar deles. "Dessa forma vamos observar um menor grau de evas?o e abandono escolar e alcan?ar um aumento na escolaridade nessa faixa et?ria", afirma Vanessa.

Os centros que est?o realizando o cadastramento s?o os seguintes:

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF