Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016, atualizada às 16h27

Inscrições para Curso Preparatório para Concursos gratuito começam no dia 15

As inscrições para o Curso Preparatório para Concursos (CPC) começam no próximo dia 15 de fevereiro e encerram no dia 26. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), localizada na rua Halfeld, 450, 5° andar, das 8h às 12h ou das 14h às 19h30, portando documentos de identificação e suas respectivas cópias. Além disso, a ficha de inscrição está disponível no site da Prefeitura e deverá ser preenchida e entregue no ato da inscrição. O valor da taxa de inscrição ainda será definido, porém, aqueles que estiverem dentro dos critérios socioeconômicos estabelecidos pela equipe de seleção, poderão solicitar a isenção no ato da inscrição.

A novidade deste ano é que, pela primeira vez, o CPC realizará aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em alguns bairros de Juiz de Fora. A iniciativa acontecerá através de uma parceria com escolas municipais e estaduais, com objetivo de ampliar o acesso do cidadão que busca pelo preparatório. De acordo com os organizadores do CPC, haverá um aumento de aproximadamente 160 vagas em relação aos anos anteriores.

Nesta edição, a parceria foi fechada com as escolas estaduais "Sebastião Patrus de Souza", no Bairro Santa Terezinha; "Fernando Lobo", em São Mateus, e Municipal "Núbia Perreira de Magalhães" (Centro de Assistência Integral à Criança - Caic "Núbia"), em Santa Cruz.

Em 2016, o CPC terá turmas de preparação para o Enem nos turnos manhã, tarde e noite; para os módulos 1 e 2 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (Ifet Sudeste) no turno da tarde; e para concursos públicos, manhã e noite.

Os documentos necessários para a inscrição são: carteira de identidade e cópia, CPF e cópia, comprovantes de residência e de renda e cópia e número de Identificação Social (NIS), e cópia, caso possua.

O programa

O CPC é um programa da SDS, através do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (Disq), que tem como objetivo criar oportunidades para estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior e técnico. Para isso, oferece cursos preparatórios que possibilitem aos alunos concorrer em nível de igualdade nos processos seletivos nas instituições de ensino superior. Oferta, também, preparação para estudantes que desejam realizar provas para concursos públicos municipais e estaduais.


Com informações da PJF