Tupynamb?s, Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2007

Por

"Baeta rumo ao Jap?o" Com elenco de primeira divis?o Tupynamb?s faz o dever de casa.
Euller e Marlon s?o decisivos na vit?ria

Thiago Werneck
Rep?rter
19/11/2007

"Baeta rumo ao Jap?o". Essa foi a faixa da torcida organizada do Tupynamb?s que se destacou no Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, na partida do ?ltimo domingo, dia 18 de novembro, contra o Varginha, em que o time da cidade venceu por 2 a 0. O sonho dos torcedores ? ainda distante, mas a qualidade dos jogadores da equipe d?o confian?a para a conquista do t?tulo da terceirona do Mineiro. O elenco forte traz esperan?a para torcida. Quase todos os jogadores titulares passaram por clubes da primeira divis?o do mineiro, em 2007 e tiveram boas atua?es. A expectativa ? de que eles continuem sobrando na terceirona ou Segunda Divis?o do Campeonato Mineiro, para que o Baeta conquiste o t?tulo.

Os exemplos s?o Marlon, destaque do Tupi na Ta?a Minas e Euller (foto abaixo) que fizeram a diferen?a em campo. O primeiro deu movimenta??o melhor ao time, fez o primeiro gol da partida e melhorou o rendimento do ataque com bons lan?amentos. J? o Filho do Vento, incomodou os zagueiros com sua velocidade, chutou a bola que resultou no gol de Marlon e ainda sofreu o penalti que originou o segundo gol da equipe.

O que atrapalhou na primeira partida foi falta de entrosamento dos rec?m chegados: Euller, Marlon e J?nior Neg?o com o restante do elenco. Mas a expectativa ? de que no pr?ximo jogo, daqui a dez dias, o time j? possa apresentar um melhor futebol.

Al?m da importante partida a estr?ia de Euller foi um atrativo a parte. Depois de jogar no S?o Paulo, Vasco, Palmeiras, Sele??o Brasileira, o "Filho do Vento" vestiu a camisa do Baeta e considerou positiva sua estr?ia. "Sempre ? diferente mudar de time. Foi uma estr?ia boa e agora com esse tempo para treinamento acredito que vamos entrar ainda melhor no pr?ximo jogo", avaliou o atleta.

Essa falta de entrosamento preocupa o t?cnico Alem?o que acredita que equipe tem muito o que melhorar. "Acho que os jogadores podem entrar ainda com mais vontade em campo, diminuir os espa?os e melhorar a movimenta??o. Foi uma boa vit?ria, mas ainda podemos render mais".

Agora, restam tr?s jogos para o Baeta disputar na fase decisiva da Segunda Divis?o do Campeonato Mineiro. A pr?xima partida acontece na quarta-feira, dia 28 de novembro, em Ita? de Minas, contra o Ita?na. O Tupynamb?s folga nessa segunda rodada.

Na outra partida da chave do Baeta, a Passense derrotou o Po?os de Caldas (Vulc?o) por 1 a 0. Agora Varginha e Vulc?o jogam em casa, contra Passense e Ita?na, respectivamente, para se recuperarem da derrota na estr?ia. No outro grupo o Monlevade bateu o Arax? por 1 a 0 e Ideal 3 a 1, no Nacional de Uberaba.

O jogo

O Varginha (VEC) veio disposto a segurar um empate com o Tupynamb?s. O time postado em campo, com tr?s zagueiros se fechou bem e assustava o Baeta nos contra-ataques. Foram v?rias as chance s de gols desperdi?adas pelo VEC.

Do outro lado o Le?o do Po?o Rico tentava pressionar, mas tinha pouca movimenta??o no meio. Al?m disso a falta de entrosamento entre J?nior Neg?o e Pires fez com que v?rios erros fossem cometidos na marca??o. "O Neg?o estava acostumado a sair muito pro jogo no Tupi e como ele estava de primeiro volante tinha que ficar mais atr?s. Esse foi um problema no primeiro tempo, mas vamos corrig?-lo", analisou Alem?o.

O time tamb?m, ficou perto de marcar, mas Euller ficou preso na marca??o e ficou incomodado com as poucas bolas que vinha recebendo. "No primeiro tempo estava dif?cil de jogar, mas depois nossos armadores come?aram a participar mais do jogo e o ataque pode melhorar o desempenho".

O Baeta veio com Marlon (foto ao lado) para o segundo tempo. Logo em duas primeiras jogadas da etapa final, depois de um chute de Euller, o meia fez no rebote 1 a 0 pro Le?o, aos 3 minutos do tempo complementar. O gol tranq?ilizou o time e atua??o do ex-jogador do Galo Carij?, foi fundamental para melhora de Euller na partida.

Com boas enfiadas de bola o meia deixava Euller em boa posi??o para o drible. Em uma dessas jogadas, ele foi derrubado dentro da ?rea. Penalti convertido por Renato Santiago, que substituiu Alexandre Alvim no segundo tempo. O atleta ficou super emocionado e foi o jogador que mais vibrou com a vit?ria, chorando muito ap?s a partida.

"Minha esposa estava gr?vida e por uma complica??o acabamos perdendo nosso filho. Mas ela j? est? bem e realmente foi um momento dif?cil para mim. Agora superado e junto com meu retorno aos gramados me emocionou", relatou Renato.

Sobre a briga por um lugar no ataque o atacante n?o est? preocupado. " Temos um grande grupo e isso ? problema pro Alem?o que vai saber escolher o melhor". Problema esse que deixa satisfeito o treinador. " Essa ? uma situa??o em que todo t?cnico quer estar. Temos o Euller, renato, Alexandre, douglas, tamb?m o Pimenta e isso s? fortalece o grupo", avalia.