Terça-feira, 16 de junho de 2020, atualizada às 9h12

Ex-reitor Henrique Duque é demitido da UFJF pelo MEC

Da redação

O ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, foi demitido nesta segunda-feira, 15 de junho, segundo a decisão assinada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A decisão do Ministério da Educação (MEC) se baseou no relatório final da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da UFJF para apurar irregularidades em licitações na Operação Acrônimo, da Polícia Federal. Em 2017, o ex-reitor foi  indiciado pela PF por corrupção e fraude em licitação e preso em 2018.

Duque foi condenado por corrupção e improbidade administrativa. Além dele, na publicação no DOU o ex-pró-reitor de Infraestrutura, Carlos Elizio Barral Ferreira, também foi considerado culpado por valimento de cargo e improbidade administrativa. A penalidade aplicada a ele foi a cassação da aposentadoria.

Além da demissão do ex-reitor, que seguia na UFJF como professor na Faculdade de Odontologia, e da cassação da aposentadoria de Barral, o MEC ainda penalizou ambos com a restrição de retorno ao serviço público federal pelo período de cinco anos.

O Portal Acessa.com tentou contato com a defesa, mas ainda não obteve retorno.