• Assinantes
  • Educação
    Nícea Helena Nogueira Nícea Helena Nogueira 15/10/2015

    Trabalhos acadêmicos sem dificuldade: projeto de pesquisa

    Depois de consultar as suas fontes de pesquisa, como vimos na coluna anterior, e reunir bastante informação sobre o seu tema, está na hora de você fazer um planejamento. As chances de você concluir o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) mais rápido e com qualidade serão maiores.

    Imagine que a sua pesquisa é como uma viagem de férias. Se você sair de casa sem nenhum plano é bem possível que você não consiga chegar ao seu destino e, se chegar, vai ser depois de um tempão e, o pior, sem dinheiro. Quanto mais detalhes você planejar, mais tranquilo, mais barato e mais legal será o seu passeio.

    A pesquisa acadêmica, como uma viagem, também precisa de um planejamento, que chamamos de PROJETO DE PESQUISA. Nele, vamos traçar nosso caminho, listar a bagagem e prever os custos e o tempo que vamos gastar.

    Se você está preparando um projeto para ingressar em um curso de pós-graduação, verifique o site do curso para ver se eles disponibilizam um modelo que você deve seguir.

    Há vários modelos de projeto de pesquisa acadêmica. Procure o melhor modelo para a sua área de conhecimento em manuais de metodologia científica. Se não achar, siga o modelo abaixo que é simples, mas eficaz:

    • Introdução: imagine que encontrou com um antigo professor, na rua, e ele perguntou o que você está estudando. Apresente o seu tema. Sua resposta deve ser direta, contextualizada, coerente e com capacidade de realização. Não deve ser nada mirabolante! Evite frases como "esta pesquisa pretende... ou visa à...". Pretender é coisa de objetivo, que é outra parte do projeto que veremos mais abaixo. Prefira "esta pesquisa aborda...".
    • Justificativa: responda à pergunta "por que é importante fazer esta pesquisa?" Convença o leitor do seu projeto que a pesquisa precisa ser feita, explique os motivos e a relevância dessa investigação. É a hora de você vender o seu peixe!
    • Problema da pesquisa: é uma pergunta, com ponto de interrogação mesmo. Escreva o que você não sabe sobre o seu tema e, para saber, vai ter que pesquisar, como falamos na coluna passada.
    • Hipótese: é a resposta provável do problema da pesquisa, é o que você acha, baseando-se nas leituras que já fez sobre o tema. Ainda não é a reposta definitiva. Depois da consulta às fontes de pesquisa, você já deve ter uma ideia do que pode ser a resposta do problema. No final do trabalho, quando terminar a pesquisa, você vai ver se a sua hipótese era verdadeira ou se descobriu ser algo diferente do que pensou inicialmente. Ambas as possibilidades são válidas!
    • Objetivos: estão divididos entre geral (mais amplo) e específicos (mais detalhados). Diga o que você pretende fazer com os resultados da sua pesquisa. Costuma-se fazer uma lista com verbos no infinitivo (terminados em "ar", "er" e "ir"): verificar..., comprovar..., descrever..., comparar...
    • Revisão de Literatura: monte um texto com citações diretas e indiretas apresentando os livros e artigos que você já encontrou e relacione-os com o seu tema. Literatura, neste caso, é o conjunto de textos que fornecem as informações que você está procurando para montar o seu trabalho.
    • Metodologia: explique como a pesquisa será feita, dê detalhes e escolha um método que melhor se aplique ao seu tema de pesquisa. Seja minucioso nessa parte.
    • Esquema do trabalho: faça um esboço das partes do seu trabalho (monografia, dissertação ou tese), dê títulos aos capítulos e pense na melhor abordagem do seu tema para ordenar esses capítulos. Sempre planeje, no mínimo, três capítulos, assim o assunto fica melhor distribuído.
    • Cronograma: faça uma tabela com datas na primeira linha e etapas da pesquisa na primeira coluna. Marque com X as células da tabela relacionando as etapas com as datas. A última data deve ser da entrega do trabalho ou sua defesa perante banca examinadora.
    • Referências: liste as suas referências bibliográficas e documentais em ordem alfabética e seguindo a Norma 6023 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) rigorosamente. Não deixe nenhum livro ou artigo citado na Revisão de Literatura fora dessa lista. Saber fazer referência é obrigação de todo e qualquer pesquisador. Se não sabe fazer, entre no Google que há inúmeros sites explicando isso. Ou, então, espere a nossa próxima coluna...

    Caso esteja solicitando suporte financeiro para a pesquisa, acrescente o item Orçamento. Liste todo o material e as despesas que terá para fazer a pesquisa e apresente os valores em reais.

    Você pode até fazer a sua pesquisa sem projeto, mas a probabilidade de você não conseguir acabar, ficar perdido ou do trabalho ser confuso é grande.

    O bom é que, quando você faz um projeto, você já está escrevendo parte do seu trabalho final, pois as informações que você colocar nele serão utilizadas também na redação da sua monografia, dissertação ou tese. Na pesquisa, nada se perde, tudo se transforma... See ya!


    Nícea Helena Nogueira é doutora em Letras pela UNESP-São José do Rio Preto, SP, professora de Inglês e literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da UFJF, além de atuar como coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFJF. É licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e já foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. É autora do livro Laurence Sterne e Machado de Assis: a tradição da sátira menipéia, entre outras publicações. Atua como professora de Metodologia de Pesquisa desde 2000.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.