• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Escola de Juiz de Fora ensina a andar de bicicleta

    O local atende a todo tipo de pessoas e ensina desde as primeiras pedaladas até a conscientização da importância dos equipamentos de proteção

    Andréa Moreira
    Repórter
    17/12/2012
    Bike School

    Aprender a andar de bicicleta pode ficar mais fácil. Isso porque o atleta e ciclista Toninho Toledo criou um escola para ensinar as pessoas a andarem no veículo de duas rodas. "Desenvolvi um equipamento que não deixa o ciclista cair. E, muitas vezes, as pessoas não aprendem o esporte tão saudável por medo", diz Toledo, que tem 43 anos de idade e 30 anos de prática na modalidade.

    Criada há três anos, a escola surgiu devido à paixão pelo esporte e por um sonho que Toledo cultiva há muito tempo. "Sempre quis criar e treinar um campeão. Então pensei, que além de formar um vencedor, eu também poderia ajudar muitas pessoas que não sabem, a andar de bicicleta. Por isso, saí das pistas de competição para ajudar a formar outros ciclistas", conta.

    Bike SchoolCom ajuda de profissionais da área da saúde, o atleta garante que em dez aulas a pessoa consegue pedalar. "Trabalho com um público diversificado. Há pessoas que me procuram para aprender a pedalar, outras querem perder o medo do trânsito ou apenas entender os mecanismos que as bicicletas modernas possuem. Além disso, temos os alunos que pretendem aprimorar a técnica para participar de trilhas ou até mesmo de competições. Então, cada caso é um caso e cada pessoa possui seu tempo."

    As aulas acontecem em pontos da cidade, que o atleta considera ideais para a prática. "Para os iniciantes, utilizo sempre o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ou alguma área da cidade sem o tráfego de carros. E com o desenvolver do aluno, vamos passando para áreas mais complexas, com a presença de veículos. Lembrando que os alunos sempre estão com todos os equipamentos de segurança necessários," afirma Toledo.

    O cenário local

    Como ciclista, Toledo afirma que Juiz de Fora não atende adequadamente o setor. "Para mim, o que falta na cidade é comodidade e segurança. A região possui pouquíssimos lugares para a prática segura do ciclismo. Mas, o mais triste é saber que o município possui condições satisfatórias para atender às necessidades dos atletas. Só basta ter força de vontade e consciência de que a bicicleta é o transporte do futuro. Quando olhamos para os países desenvolvidos, verificamos como o ciclista é tratado com respeito."

    O atleta

    Toninho Toledo, mais conhecido como o Dinossauro do Mountain, iniciou sua carreira esportiva em 1980, no Bicicross. Durante dez anos praticou esse esporte que é desenvolvido em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas. A partir de 1990 iniciou a trajetória no Mountain Bike, com a marca de mais de 150 provas nessa modalidade. Além disso, participou de competições de Motocross, Enduro Supercross e Triatlhon e Corrida de Aventura. Entre os títulos está o de campeão Mineiro de Downhill, bi campeão da Copa Toko, campeão da Estrada Real Corrida de Aventura. Em 2008, Toledo ocupou a segunda colocação no ranking Brasileiro de Corrida de Aventura.

    Os textos são revisados por Juliana França

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.