Cartório eleitoral registra até 900 atendimentos diários em JF

Prazo para tirar o título de eleitor, transferir o documento ou fazer a revisão de dados cadastrais termina nesta quarta-feira, dia 9

Thiago Stephan
Repórter
5/5/2012
Polo de Atendimento ao Eleitor

Termina nesta quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que eleitores tirem o título de eleitor, transfiram o documento ou façam a revisão de dados cadastrais antes das eleições municipais de 2012. Aqueles que deixaram de votar nos últimos três turnos e tiveram o título cancelado também têm até o dia 9 para regularizar a situação. Para quem perdeu o documento, a data limite para obter a segunda via é 27 de setembro.

Com o fim do prazo, é grande o movimento no Cartório do Tribunal Regional Eleitoral de Juiz de Fora, que fica rua Osório de Almeida 425, Poço Rico. Nas últimas quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, foram realizados, em média, 900 atendimentos por dia. A previsão é que o movimento seja repetido na segunda, 7, terça, 8, e quarta, 9, conforme analisa a técnica judiciária Feliciana de Faria. "O movimento é um pouco imprevisível. Mas, com certeza, a procura vai ser grande nestes dias." Tentando proporcionar melhor atendimento à população, o cartório realiza plantão neste sábado, 5, e domingo, 6.

Neste sábado, 5, cerca de 50 pessoas aguardavam atendimento. Apesar da procurar, o atendimento era realizado sem transtornos, mesmo fora do horário previsto. "A gente fez atendimento normal durante todo o ano. Mas é comum para o brasileiro deixar para a última hora. Apesar disso, o atendimento está muito rápido, já que contamos com máquinas novas. Demora um pouco na fila, mas depois que a pessoa é atendida, em cerca de dois minutos ela já sai com o título de eleitor na mão", avalia o chefe do cartório da 154ª Zona Eleitoral, André Luiz Carvalho, acrescentando que eleitores com deficiência física também podem procurar o local para pedir transferência para seções eleitorais que possuem acesso facilitado, lembrando ainda que essa parcela da população conta com atendimento prioritário.

Primeiro título 154 Zona Eleitoral

Eleitores de primeira viagem

Eram muitos os jovens que vão votar pela primeira vez entre os que procuravam atendimento neste sábado. A maioria estava feliz por ser inserida entre os eleitores brasileiros. "É importante votar. A gente cumpre o nosso papel na sociedade. Sempre tive vontade de votar", diz Isaías Westerman, de 18 anos (acima, assinando o título). Alesson de Oliveira, 17 anos, não abriu mão de participar do processo democrático. "Tinha curiosidade para ver como é votar. Vou tentar escolher um candidato que vai ajudar. Tem que ter cuidado porque tem candidato que promete muita coisa, mas não cumpre", afirma.

Por outro lado, havia também quem questionava a obrigatoriedade de retirada do título de eleitor. "Nunca tive vontade de votar. Só estou tirando o título por ser obrigação", expõe Jéssica Caroline Esperança, de 17 anos.

Apesar da opinião de Jéssica, Carvalho acredita que os jovens têm um importante papel a cumprir na democracia brasileira. "Eu acho que o jovem de 16 e 17 anos, por ser instruído, tem um voto mais qualificado. O voto é facultativo nesta faixa etária, mas a procura é bem grande. A cada dia que passa os jovens estão mais interessados na política do Brasil", analisa o chefe de cartório.

Região

O cartório eleitoral também realiza o atendimento de três cidades que fazem parte da comarca de Juiz de Fora, Chácara, Coronel Pacheco e Belmiro Braga.

Documentos necessários

Para retirar o título de eleitor, transferir ou alterar os dados cadastrais são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento; comprovante de residência; e, no caso de homens com mais de 18 anos, certificado de reservista ou de alistamento militar.

Confira o funcionamento do Cartório Eleitoral

  • Sábado (5/5) – 12h às 18h
  • Domingo (6/5) – 12h às 18h
  • Segunda-feira (7/5) – 12h às 18h
  • Terça-feira (8/5) – 12h às 18h
  • Quarta-feira (9/5) – 10h às 17h

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Cart?rio eleitoral registra at? 900 atendimentos di?rios em JF