Terça-feira, 8 de maio de 2012, atualizada às 17h

Com prazo chegando ao fim, movimento no cartório eleitoral é intenso

Nathália Carvalho
*Colaboração
Cartório Eleitoral

Quem deixou para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral para última hora vai enfrentar um intenso movimento no Cartório do Tribunal Regional Eleitoral de Juiz de Fora. Esta quarta-feira, 9 de maio, é o último dia estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para retirada de título de eleitor, transferência do documento e revisão de dados cadastrais antes das eleições municipais de 2012. Os eleitores que deixaram de votar nos últimos três turnos e tiveram o título cancelado também têm até esta quarta para procurar o cartório. Já para quem perdeu o título de eleitor, o último dia para retirar a segunda via é 27 de setembro.

Segundo informações obtidas no sábado, 5, pelo Portal ACESSA.com, foram realizados cerca de 900 atendimentos por dia nas últimas quinta e sexta-feira, 3 e 4. Em contato com o cartório nesta terça, a auxiliar do órgão, Madalena Ventura, conta que o dia começou agitado e com longa fila, mesmo com os plantões realizados no sábado e domingo, 5 e 6. "Não sabemos ao certo quantas pessoas atenderemos até quarta, mas com certeza será um número ainda maior do que o desta última semana, que já foi fora da média. Quando abrimos o cartório, já havia um número grande de pessoas esperando atendimento e ontem saímos daqui depois das 19h".

De acordo com a técnica judiciária Vilma Sinnott, o movimento nesta terça-feira, 8, pode ter passado de mil eleitores. O número deve ser ainda maior na quarta-feira, 9. De acordo com Vilma, há eleitores procurando atendimento que pode ser feito posteriormente. "Quem for tirar a segunda via do título não precisa vir agora e enfrentar fila. Também tem leitor procurando o cartório com débito de apenas uma eleição. Ele pode esperar para vir aqui em outro momento e votar normalmente", explica.

O horário de atendimento nesta quarta-feira será de 10h às 17h. Não haverá prorrogação para a retirada do título, transferência do documento ou alteração dos dados cadastrais. O cartório eleitoral fica localizado na rua Osório de Almeida 425, Poço Rico. O local também é responsável pelo atendimento de três cidades que fazem parte da comarca de Juiz de Fora, Chácara, Coronel Pacheco e Belmiro Braga.

Eleitores com dificuldade de locomoção

Os eleitores que tiverem dificuldade de locomoção, como idosos e pessoas com deficiência, também têm até o dia 9 para regularizar a transferência do título para uma seção especial de fácil acesso. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o estado possui 2.260 seções com facilidade de acesso.

Documentação necessária

Para solicitar a primeira via do título, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Para homens entre 18 e 45 anos é necessário apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar. Para transferência de domicílio eleitoral, são exigidos documento de identidade com foto, comprovante de residência de no mínimo três meses no novo endereço e título de eleitor, se ainda o possuir. Em relação aos eleitores de Belmiro Braga, Chácara e Coronel Pacheco, cidades que fazem parte da comarca de Juiz de Fora, além dos documentos originais, é preciso apresentar as cópias.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

ACESSA.com - Com prazo chegando ao fim, movimento no cart?rio eleitoral ? intenso