• Assinantes
  • Autenticação
  • Esporte

    Lutador de jiu-jitsu define respeito como arma na vida
    Abner Soares, campeão brasileiro da categoria, sonha em seguir a carreira profissional e aconselha os mais jovens a praticar o esporte para evitar os vícios

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração
    11/5/2010

    Adepto do tatame desde os 15 anos, Abner Soares Souza, agora com 20, pratica, além do jiu-jitsu, mais três estilos de artes marciais: o muay thai, o vale-tudo e o submission, um estilo que mistura técnicas da luta livre e do judô. O atleta só compete na modalidade jiu-jitsu e seu maior sonho é seguir o caminho do esporte e se tornar conhecido mundialmente. 

    O começo no esporte não foi nenhum bicho de sete cabeças, pois sua família já traz na bagagem outros lutadores e incentivadores da modalidade. "Minha família toda treina. Fui educado no tatame." Souza conta que os primos o levaram para a aprendizagem, mas que o maior influenciador e apoiador é o pai. "Como meus primos lutam desde moleques, minha adaptação foi mais fácil. Meu pai me apoia muito nas competições."

    Outro que também dá muita força para o desportista é o professor de artes marciais, Ricardo Marques, que, além das técnicas, também ensina valores que o atleta carrega por toda a vida. "Ele aborda o respeito ao próximo, o autocontrole e o estar de bem com o corpo."

    Estudante de Gestão Ambiental com formatura agendada para o final de 2010, o atleta ainda não sabe o que vai seguir, já que a paixão pelo esporte é grande. "Ainda estou indeciso. Levo a faculdade a sério, mas como o campo de atuação em Juiz de Fora é restrito, fico na dúvida. Meu maior sonho é fazer da luta um meio de vida. Por isso, estou me preparando para o mundial, que, com certeza, irá abrir muitas portas para minha carreira."

    Para os jovens que veem no esporte uma oportunidade de seguir carreira ou mesmo um hobby, Souza dá um conselho e desmistifica a ideia de que a luta gera violência. "Minha mãe sempre me disse que mente vazia, oficina do diabo. O esporte é ótimo para ensinar ao jovem respeito e disciplina. A pessoa deixa de sair para as noitadas, evita consumir álcool e usar drogas. Ela se distancia das más influências", ressalta.

    Abner Soares SouzaNo entanto, Souza diz que há lutadores que se interessam pelo esporte com outros objetivos. "A partir do momento que o atleta treina sério, ele procura adversários apenas dentro do tatame. Porém, existem aquelas pessoas que treinam para aparecer."

    Conquistas e planos

    Para disputar o mundial, que será realizado entre o dia 3 e 6 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, Abner enfrenta uma outra luta, que é pelo passaporte carimbado. Recentemente, ele esteve no consulado a fim de tirar o visto, mas não conseguiu. "Meu visto foi negado pela alegação de falta de documentos. No entanto, tenho certeza de que portava todos eles."

    No último final de semana, o atleta se tornou o Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu, em evento  realizado no Rio de Janeiro. O atleta, faixa azul, ganhou cinco lutas, sendo duas por pontos e três por finalização, na categoria adulto, peso meio-pesado.

    Mais campeonatos no calendário
    • 29 e 30 de maio – Campeonato Estadual do Rio de Janeiro Ryan Gracie (sem kimono).
    • 17 de 18 de julho – Campeonato de Jiu Jitsu Conde Koma (RJ).
    • 22 a 25 de julho – Rio Internacional, Open Jiu Jitsu Championship.
    • 30 de setembro – Campeonato Brasileiro de Equipe (local a confirmar).
    • 20 e 21 de novembro – Campeonato Sul Americano (Santa Catarina).

    *Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF


    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.