• Assinantes
  • Autenticação
  • Campeonato Mineiro

    Associação Atlética Caldense Veterana, Poços de Calda, Minas Gerais



    O futebol, introduzido no Brasil no final do século XIX por um grupo de ingleses residentes em São Paulo, chegou a Poços de Caldas em 1904, com a fundação do Foot-ball Club. Consta que um de seus fundadores, Paulino de Souza, estudante de medicina da capital paulista, havia trazido uma bola de futebol, objeto desconhecido na vila.

    Várias outras agremiações nasceriam no princípio do século XX, algumas desapareceram em seguida. Remanescentes destas equipes se uniram em 1925, formando a Associação Atlética Caldense, clube que hoje é o maior centro esportivo da cidade.

    Estava assim criado o time, mas o grêmio social esportivo denominado Associação Atlética Caldense só passou a existir após uma reunião realizada no dia 3 de abril de 1926, com a fusão da Caldense com o Gambrinus F.C.

    Os tempos iniciais foram difíceis, mas a associação despertou na mocidade um forte entusiasmo pelo futebol, que se tornava a coqueluche do momento. A comissão técnica trabalhou com afinco para que as agremiações possuíssem o melhor plantel da cidade.

    Em 2002, a Caldense conseguiu o maior título de sua história, conquistando o Campeonato Mineiro. Na gestão do atual presidente, o futebol passou a ser incorporado o ano todo, realizando o sonho pelos torcedores da Veterana.  

    Hino

    PeriquitãoÉ no pé e na raça
    Que lutamos pela taça!
    Olé,olé,olé!

    Onze “cobras” muito nossos
    Que, vestindo a cor de Poços,
    Sabem bater o pé.

    Salve, salve a Veterana,
    Clube forte e tão bacana,
    Que é querido demais

    Vitória! Glória ao “Verdão”!
    Que vibra no coração,
    Da nossa Minas Gerais!

    Vitória! Glória ao “Verdão”!
    Que vibra no coração,
    Da nossa Minas Gerais!

    Estádio Christiano Osório

    Estádio Osório AlmeidaEm 1925, um grupo de jovens trabalhadores costumava jogar bola aos domingos no terreno ao lado do Chalé Procópio, cujo dono era o coronel Christiano Osório. O campo era sem estrutura e os “atletas” começaram a pensar que o local podia ser melhorado.

    Foram 36 anos de persistências - 1926 a 1962 - com muita negociação entre diversas diretorias e emissários da Caldense junto à família do coronel Christiano Osório de Oliveira, até a doação do terreno onde estava localizado o campo. Com a inauguração do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira, em 1979, o campo de futebol da Caldense foi desativado e em seu lugar foram erguidas várias obras para atender aos associados.

    Estádio Ronaldo Junqueira

    RonaldãoDepois de muitos anos mandando os jogos no antigo Christiano Osório, a Caldense, em 1977, recebeu a informação que o governo estadual iria construir um novo estádio em Poços de Caldas. E que, na época, serviria como a casa da Veterana. Com o terreno doado pelo Estado, a Prefeitura concedeu todos os materiais para execução da obra. Um ano após o início da construção, o Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, foi inaugurado, no dia 4 de setembro de 1979.

    Centro de Treinamentos Geraldo Martins Costa 

    O Centro de Treinamentos Geraldo Martins Costa, o “Ninho dos Periquitos”, foi inaugurado no dia 30 de dezembro de 1996, e se localiza na avenida Wenceslau Braz, bairro Parque Pinheiro. Recentemente, passou por algumas revitalizações, melhorando cada vez mais o trabalho dos atletas profissionais.

    Hoje, o CT conta com 3 campos de treinamento, 11 apartamentos com 44 camas, cozinha industrial, sala com aparelho de TV, sala de recreação, sala de musculação, escritório, sala de departamento médico, piscina aquecida, escritório, vestiário para jogadores e vestiário para comissão técnica.

    Conquistas

    2002

    Campeão Mineiro

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.