Lucas Soares Lucas Soares 29/4/2013

A volta de um gigante

FutebolNa noite do último sábado, 27 de abril, o brasileiro apaixonado por futebol recebeu um grande presente: a volta do lendário Maracanã. Mesmo que a reabertura tenha sido feita em um evento teste, no jogo entre Amigos do Ronaldo e Amigos do Bebeto, vencido por 8 a 5 pelo primeiro time, já nos passou uma boa impressão do que podemos esperar do novo Maracanã.

É verdade que muita coisa não é mais como era antigamente. As dimensões do "maior do mundo", por exemplo, diminuíram. O gramado do Maraca, que media 110m x 75m, agora passa a ter o "padrão FIFA", com as medidas máximas de 105m x 68m. Outro fator que chamou atenção de quem assistiu ao jogo foram as novas redes, agora retangulares, sobrepondo o modelo antigo, que formava uma espécie de arco, deixando a bola sempre presa após a marcação de um gol.

Nas arquibancadas, a distância dos torcedores que ficarem nas cadeiras inferiores para o banco de reservas chega a no máximo dois metros. Não há fosso separando a torcida do campo. Medida que vai exigir um comportamento exímio de quem acompanha os jogos ao vivo a partir de agora.

O novo Maracanã vai ter a reinauguração oficial, com capacidade total, no dia 2 de junho, no amistoso de preparação para a Copa das Confederações entre Brasil e Inglaterra. Antes disso, espera-se mais um evento teste no dia 15 de maio, a confirmar.

Estaduais

Não fugindo do objetivo inicial desta coluna, na rodada dos estaduais deste final de semana, os gigantes do futebol brasileiro deram passos importantes rumo ao título. Pelo Carioca, Botafogo e Fluminense golearam Resende e Volta Redonda, por 5 a 0 e 4 a 1, respectivamente, e vão se enfrentar na final da Taça Rio. Caso o Botafogo vença, o campeonato termina, já que o Glorioso já venceu o primeiro turno, a Taça Guanabara. O confronto ocorre no próximo domingo.

Pelo Mineiro, Cruzeiro e Atlético confirmaram o favoritismo e venceram com facilidade seus adversários. Enquanto o Galo derrotou o Tombense por 2 a 0 fora de casa, o Cruzeiro visitou o Vila Nova e goleou por 4 a 0. Os jogos vão se repetir no próximo final de semana, desta vez, em Belo Horizonte.

Nas quartas-de-final do Paulista, os jogos eliminatórios confirmaram o favoritismo dos grandes. O São Paulo suou, mas venceu o Penapolense por 1 a 0 e vai enfrentar o Corinthians, que goleou a Ponte Preta por 4 a 0. Na outra chave, o Mogi Mirim, clube do zagueiro Wesley Ladeira, ex-Tupi, humilhou o Botafogo por 6 a 0 e joga contra o Santos, que passou pelo Palmeiras nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

O segundo turno do campeonato Gaúcho vai ter o Internacional jogando contra o Juventude. O Inter foi à final após passar do Veranópolis por 1 a 0. Já o Juventude, eliminou o Grêmio nos pênaltis, após empate em 1 a 1, e joga o tudo ou nada na competição. Caso o Inter vença a partida, ganha o Gauchão por antecipação, já que venceu também o primeiro turno.


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, Diretor de Mídias Sociais da Agência Ethos e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - A volta de um gigante