Papais No?is se preparam para a maratona de festas Profissionais que interpretam o bom velhinho j? est?o chegando nas lojas e nos shoppings de Juiz de Fora. Saiba onde encontr?-los na cidade

Guilherme Ar?as
Rep?rter
17/11/08

N?o ? dif?cil reconhecer de longe a principal figura do Natal. A barba branca, a roupa vermelha e o saco cheio de presentes j? anunciam que o bom velhinho est? chegando para trazer o esp?rito natalino ?s crian?as e aos adultos do mundo inteiro.

Pode ser na TV, nos cart?es de Natal ou nos an?ncios publicit?rios. Nesta ?poca do ano, para onde quer que se olhe, l? est? ele, o Papai Noel, sempre sorrindo.

Mas por tr?s dessa figura m?gica existem pessoas que se dedicam para fazer melhor o Natal de muitas crian?as. Os Papais No?is dos shoppings s?o exemplos de que n?o h? idade para acreditar no bom velhinho.

O ator M?rio Galvanni (v?deo ao lado e foto abaixo) conta que espera o per?odo do Natal com muita ansiedade durante todo o ano. Ele ? Papai Noel de um shopping de Juiz de Fora h? dois anos. "? uma coisa m?gica voc? olhar o brilho nos olhos das crian?as e ver toda a inoc?ncia delas", diz.

Foto de M?rio Para quebrar a tradi??o de os filhos seguirem a profiss?o dos pais, M?rio fez o caminho inverso. Ao ver o trabalho do filho, que tamb?m se veste de Papai Noel na loja onde trabalha, o ator decidiu encarar a nova experi?ncia. "O trabalho de ator n?o ? s? o simples fato de atuar. Existe toda uma prepara??o para isso. Com o Papai Noel tamb?m acontece assim", garante.

Al?m de j? ter estudado toda a hist?ria de S?o Nicolau, o velhinho que inspirou a cria??o do personagem, o ator come?a a viver o esp?rito natalino cerca de tr?s meses antes da data que comemora o nascimento de Jesus Cristo. "? importante chegar focado naquilo que se faz", alerta.

E ? bom se preparar mesmo. O trabalho de um Papai Noel dura cerca de oito horas por dia. Isso sem contar a prepara??o da maquiagem e da roupa, nada f?cil de ser usada em pleno ver?o brasileiro. "Nosso Papai Noel deveria ser tropical", brinca M?rio.

Foto de Dirceu Essa ? a maratona que tamb?m vive outro Papai Noel da cidade, Dirceu de Almeida Costa (foto ao lado). Apesar do trabalho como vendedor de picol?, ele n?o abre m?o de vestir a roupa vermelha todo final de ano. Dirceu vive o personagem desde 2003, quando iniciou a carreira de bom velhinho na casa montada no Parque Halfeld. De l? para c? o vendedor passou por dois shoppings de Juiz de Fora e garante que ? um caminho sem volta.

"Sempre sonhei fazer isso. Disse a um amigo que seria Papai Noel algum dia", relembra. E ele garante que o lado financeiro do trabalho n?o ? o que mais pesa. "Eu me sinto bem."

A prepara??o de Dirceu tamb?m come?a bem antes do Natal. Ele orienta que os papais no?is devem poupar um de seus principais instrumentos de trabalho: a voz. "Temos que preparar a garganta para estarmos sempre prontos para soltar o famoso ho ho ho", brinca.

Foto de Dirceu vestido de Papai Noel Foto de Dirceu vestido de Papai Noel
Papai Noel tamb?m ganha presente

Fazer o bem para si e para os outros. Esse ? o lema que M?rio e Dirceu carregam durante o trabalho. Eles garantem que a fun??o ? um verdadeiro presente de Natal. O primeiro re?ne as cartas que recebe e, ap?s uma sondagem, seleciona as de crian?as mais necessitadas e sai atr?s de ajuda para conseguir atender aos pedidos. J? o segundo orienta as crian?as carentes a pedirem presentes que sejam realmente poss?veis de serem dados. Assim, mais cartinhas poder?o ser apadrinhadas.

Os dois tamb?m concordam em outra coisa: ? cada vez maior a necessidade de resgatar o verdadeiro esp?rito natalino. Apesar da caracter?stica mercadol?gica que a data passou a ter com os anos, M?rio faz quest?o de lembrar que o Natal deve ser lembrado pelo nascimento de Cristo. "O presente ? o s?mbolo da generosidade que deve se estender durante todo o ano", ressalta.

Assim tamb?m ? a vis?o da gerente de marketing de um shopping da cidade, Tatiana Monteiro. "A presen?a do Papai Noel ? fundamental, pois resgata o lado l?dico do Natal, remetendo aos sentimentos originais da data, como a fraternidade e a fam?lia. S?o estes valores que queremos despertar para que jovens, adultos e crian?as nunca se esque?am do verdadeiro sentido do Natal?

S?o Nicolau, M?rio, Dirceu... No final de cada ano o mundo ganha milhares de novos bons velhinhos que v?o mantendo viva a tradi??o natalina. Depois de conhecer personagens como esses, quem discorda que Papai Noel realmente existe?

Quando e onde encontrar o bom velhinho em Juiz de Fora